Por que um artigo pode ser rejeitado?
Atualizado: 22 de jul. de 2022
1. Títulos mal feitos
Um título mal feito que não define os limites de um estudo é um grave erro de escrita. Um exemplo simples, uma investigação básica usando um modelo animal deve mencionar em seu título que o estudo é com animais.
2. Resumo impreciso
Os resumos devem ser completos. Após a escrita do artigo, o resumo deve ser verificado e atualizado com os dados adquiridos mais recentemente. Ou seja, certifique-se de que os resultados e a conclusão do resumo são iguais ao do artigo.
3. Introdução Incompleta
Uma introdução deve conter a pergunta do estudo, a hipótese e os objetivos do estudo. Se a informação acima não for especificada e a importância do estudo não for mostrada, é considerada uma grande deficiência de escrita.
4. Métodos descuidados
Para evitar a escrita, os autores relatam métodos previamente publicados que são semelhantes ao estudo atual. Ou seja, o autor simplesmente reutiliza a seção de métodos de artigo para artigo. Reproduzir exatamente esse material é auto-plágio. Além disso, os métodos precisam ser atualizados para refletir o projeto de pesquisa atual. É desconcertante se alguns resultados não se relacionam ou não podem ser obtidos pelos métodos descritos.
5. Resultados omitidos
Erros ao escrever os resultados são uma ocorrência bastante comum. A fim de aderir ao limite de palavras, algumas informações são muitas vezes deixadas de fora, intencionalmente, sem justificativa ou sem intenção. Por exemplo, nem todos os sujeitos do estudo são contabilizados ou os nomes dos testes estatísticos não são fornecidos para análises específicas.
6. Discussão ilógica
É importante que a Discussão siga uma ordem lógica. Os erros comuns ao escrever a discussão são:
a. O fluxo de idéias é desconexo e sem suporte
b. O conteúdo é muito geral e foge dos resultados
c. A apresentação é tendenciosa e omite achados importantes de outros pesquisadores
d. Os principais resultados são mal explicados
e. Possíveis implicações / a importância do estudo é exagerada
f. As limitações do estudo não são descritas
Esperamos que ajude!
Comentarios