Passo a passo da construção da hipótese de pesquisa
Atualizado: 12 de jan.
Uma hipótese é uma afirmação que introduz uma questão de pesquisa e propõe um resultado esperado. É parte integrante do método científico que forma a base de qualquer experimento científico. Portanto, você precisa ser cuidadoso ao construir sua hipótese.
Mais importante, você precisa construir uma hipótese testável e robusta para seus experimentos científicos. Uma hipótese testável é uma hipótese que pode ser provada ou refutada como resultado da experimentação/coleta de dados. Vamos mostrar aqui de maneira prática como fazer isso.
Importância de uma hipótese testável Para planejar e realizar um experimento usando o método científico, você precisa ter certeza de que sua hipótese é testável. Para ser considerado testável, alguns critérios essenciais devem ser atendidos:
Deve existir a possibilidade de provar que a hipótese é verdadeira.
Deve existir a possibilidade de provar que a hipótese é falsa.
Os resultados da hipótese devem ser reproduzíveis.
Sem esses critérios, a hipótese e os resultados serão ambíguos. Como resultado, o experimento não provará ou refutará nada significativo.
Como Formular uma Hipótese Eficaz ?
Uma hipótese testável é uma declaração complexa que precisa oferecer uma introdução clara a um experimento científico, suas intenções e os possíveis resultados.
No entanto, existem algumas variáveis importantes a considerar ao construir uma hipótese convincente.
Certifique-se de que a hipótese defina claramente o tópico e o foco do experimento.
Defina as variáveis
Em experimentos científicos, uma hipótese propõe e examina a relação entre uma variável independente e uma variável dependente. O efeito sobre a variável dependente (a ideia que está sendo testada) depende ou é determinado pelo que acontece quando se altera a variável independente (o fator sendo alterado).
Tente escrever a hipótese como uma declaração SE-PORTANTO
** Siga este modelo: SE uma ação específica for executada, PORTANTO um determinado resultado é esperado.
Siga o passo a passo para construir sua hipótese de pesquisa com exemplos práticos para que você monte a sua hipótese com facilidade. Veja em nosso e-book.
Isso nos ajuda a fazer previsões precisas com base em pesquisas anteriores. Assim, formular uma hipótese é de grande valor para a pesquisa.
Aqui estão algumas perguntas importantes a serem feitas:
A linguagem é clara e focada?
A hipótese introduz o tópico de pesquisa?
A hipótese inclui uma variável independente e dependente? Eles são fáceis de identificar?
A hipótese pode ser testada através da experimentação?
A hipótese explica o que você espera que aconteça durante o experimento?
Essa é uma lista excelente para se referir antes de começar um experimento. Ela pode ajudá-lo a identificar pontos fracos em sua hipótese e revisá-la, se necessário.
É IMPORTANTE QUE ESSA HIPÓTESE APAREÇA EM SEU PROJETO DE PESQUISA. VEJA QUE ELA É DIFERENTE DOS OBJETIVOS DA PESQUISA (https://www.escreverciencia.com/post/objetivos-e-hipoteses).
Quais são suas experiências com a construção de hipóteses para experimentos científicos?
* Precisando de ajuda para trabalhar em seu artigo procure a Escrever Ciência ou contato com whatsapp (11 996574524) ou mande um email para flaviapz@assessoriaciencia.com.
Qual a ”importância de se elaborar a hipótese de pesquisa“?
Pergunta: Qual é a diferença de Hipótese de pesquisa e Hipotese Nula?
Por exemplo: se tenho uma Hipotese de pesquisa que há um associação entre andar de Bicicleta (sim / não) e gostar da natureza (sim / não), seriam as Hipóteses Nula (H0) e a Alternativa (H1) as seguintes:
H0: Andar de bicicleta não depende de gostar da Natureza
H1: Andar de Bicicleta depende de gostar da Natureza
Está correto esse raciocínio?
Excelente ajuda para o meu projeto de pesquisa.
Se a hipótese é diferente dos objetivos específicos, a hipótese pode ser bem representada pelo título? (Uma vez que o título deve ser bem objetivo e conciso em relação ao que vai ser lido no corpo do trabalho).