• Flavia P. Zanotto

Já Conhece a Má Conduta Científica?

Atualizado: 22 de jul.

Um comportamento que seria considerado má conduta científica pode ocorrer em todas as fases de um trabalho de pesquisa. Você pode encontrar diferentes tipos de má conduta científica, desde a origem do próprio estudo de pesquisa até a publicação dos resultados.

Abaixo estão as transgressões que os revisores e editores de periódicos condenam, incorporando conteúdo tanto da Associação Mundial de Editores Médicos (WAME) quanto do Escritório de Integridade em Pesquisa dos EUA:

1. Desvio de Idéias - utilizando a propriedade intelectual de outros, por revisar o artigo ou manuscrito de outra pessoa, ou por ler um projeto de pesquisa e prosseguir com a idéia do outro como sua. ACONTECE MUITO QUANDO SUBMETEMOS UM ARTIGO QUE TEM UMA EXCELENTE IDÉIA E OS REVISORES SEGURAM A PUBLICAÇÃO PROPOSITALMENTE.

2. Plágio - utilizar palavras de outra pessoa, trabalhos publicados, projetos de pesquisa ou resultados sem dar crédito apropriado por meio de citação completa.

3. Auto-plágio - reciclagem ou reutilização de seu próprio trabalho ou partes dele.

4. Autoria Inapropriada - reivindicação de autoria não merecida em seu próprio nome, excluindo contribuintes da co-autoria, incluindo não contribuintes como autores, ou apresentação de artigos de vários autores para revistas sem o consenso de todos os autores nomeados.

5. Não-cumprimento de Requisitos Legislativos e Regulamentares - violações deliberadas de regras relativas ao uso seguro de produtos químicos, cuidados com seres humanos e animais, uso inadequado de drogas ou equipamentos de investigação e utilização inadequada de fundos de investigação.

6. Violação de Práticas de Pesquisa - pode incluir a manipulação de experimentos para gerar resultados “planejados”, práticas estatísticas ou analíticas enganosas para gerar resultados específicos ou relatórios inadequados com resultados enganosos.

7. Falsificação de Dados – ao invés de manipular os experimentos ou os dados para gerar resultados, essa transgressão simplesmente fabrica os dados inteiramente.

8. Falha em Apoiar a Validação de sua Pesquisa - ao se recusar a fornecer conjuntos de dados completos ou materiais de pesquisa necessários, para facilitar a validação de seus resultados através de um estudo de replicação.

9. Comportamento Inapropriado em Relação a Suspeita de Má Conduta - falha em cooperar com quaisquer alegações de má conduta feitas contra você, falha em denunciar suspeitos de má conduta, destruição de qualquer evidência relacionada a alegação de má conduta, retaliação contra qualquer pessoa envolvida em uma alegação de má conduta.

É tudo uma Questão de Integridade

Obviamente, a falsificação de dados é uma transgressão muito maior do que a exclusão de um co-autor elegível. No entanto, uma vez que muitos dos casos de má conduta listados acima podem levar a penas severas, todos os esforços devem ser feitos para distinguir entre erro humano honesto e intenção deliberada de fraude.

154 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo