E a Inteligência Artificial junto com a revisão por pares no mundo científico (3)?
Atualizado: 30 de set. de 2022
A REVISÃO POR PARES
De acordo com um artigo de 2016 publicado na New Republic, é muito possível que algumas pesquisas boas e sólidas sejam rejeitadas com base em avaliações de pares mal-feitas. As avaliações em um campo específico da ciência são difíceis e muitas vezes há desentendimentos entre os revisores (você já não recebeu pontos de vista bem diferentes entre eles?), e muitos dividem seu tempo entre várias outras responsabilidades de trabalho. Houve até casos de conspirações entre autores e revisores para divulgar o manuscrito. No entanto, existe uma maneira mais fácil de publicar?
Como resultado do grande volume de manuscritos e falhas do sistema, a indústria tem mostrado preocupação com a qualidade atual das avaliações por pares e usa a Inteligência Artificial (AI) para ajudar na mineração de revisores. Uma dessas AI, "EVISE", foi criada pela Elsevier para substituir o sistema editorial da Elsevier desatualizado, apoiar o processo editorial e acelerar o processamento de manuscritos. De acordo com um relatório de 2015 da Elsevier, 1,2 milhões de manuscritos são submetidos a 2.300 periódicos da Elsevier todos os anos; "1,3 milhões de revisores suportam o processo de revisão pelos pares e 350 mil artigos são publicados". Para ajudar os editores a percorrer todos, a EVISE realiza as seguintes funções:
a) Relaciona um manuscrito com software de verificação de plágio;
b) Sugere os revisores com base no conteúdo do artigo;
c) Comunica com outros programas para verificar coisas como o perfil, o desempenho científico e os conflitos de interesse dos revisores;
d) Prepara automaticamente a correspondência entre as partes envolvidas;
e) Fornece lembretes aos revisores, remove-os se não há resposta e convida revisores alternativos;
f) Envia cartas de decisão aos autores; e
g) Envia cartas de agradecimento aos revisores.
Não é muito interessante essa nova tecnologia para nós cientistas?
Comments