• Flavia P. Zanotto

Como manter a leitura de artigos em dia


Como podemos manter a leitura da enorme quantidade de artigos que saem toda semana em áreas que nos interessam ou mesmo em nossa própria área de pesquisa? E isso tudo em meio às outras atividades como dar aulas, palestras, orientar alunos, funções administrativas e outras coisas, que matam grande parte do nosso tempo?

Aqui vou tentar dar umas dicas para melhorar um pouco essas atividades e que eu faço também rotineiramente.

1. Use o alertas de novos artigos que são fornecidos pelo PubMed, Feedly ou Pub Crawler. Nesse caso você coloca palavras-chave relevantes em sua área de pesquisa e esses sites enviam email alertando sobre as novas publicações referentes a essas palavras-chave, da maneira que você achar conveniente (1x/semana,/mês, etc).

2. Acompanhe os artigos que saem todo mês em revistas científicas que lhe interessa, e isso pode ser solicitado para a própria revista, para que lhe envie um "table of contents" da lista dos artigos que saíram naquele mês.

3. Acompanhe os congressos que mais lhe interessa, o que foi apresentado e leia os resumos.

4. Reserve 1 manhã ou tarde por semana (de preferência na sexta de manhã ou tarde ou segunda de manhã, quando estará mais descansado) somente para ler os artigos novos de maneira mais crítica e com mais detalhes. Se não, você somente vai ler os artigos que lhe interessam quando for escrever um projeto, grant ou um novo artigo. É importante se manter em dia com aquilo que sai em sua área, até mesmo para lhe dar novas idéias ou mudar o rumo de suas pesquisas.

5. Os artigos importantes que você leu devem vir acompanhados de algum resumo ou comentário seu do que achou importante ou o que lhe chamou a atenção, pois depois você pode esquecer o que foi importante naquele artigo. Faça da maneira que for mais conveniente, através de uma lista de cada artigo com os seus comentários, ou uma anotação no próprio artigo impresso ou na própria cópia eletrônica. Isso é valioso.

6. Por fim, se nada der certo, faça essas leituras mais críticas nas férias, janeiro ou julho!

Vale tudo...

10 visualizações
LINKS
CONTATE-NOS

flaviapz@assessoriaciencia.com

Tel: (11) 99657 4524

RAZÃO SOCIAL: FLÁVIA PINHEIRO ZANOTTO ME

CNPJ: 16.955.524/0001-76

Rua Barão de Campos Gerais, 162

CEP: 05684-000 | Real Parque

São Paulo | SP

SOCIAL

©2020 - Todos os direitos reservados. Escrever Ciência | Desenvolvido por Garden Digital