• Flavia P. Zanotto

Como manter a leitura de artigos em dia? Inteligência Artificial


Em 2011, Inteligência Artificial (IA) chegou com toda a força quando o computador Watson da IBM bateu dois concorrentes humanos ao ganhar um programa de conhecimentos.

A chave para o sucesso de Watson é uma técnica chamada de "deep learning", que alcançou resultados surpreendentes em vários domínios, principalmente na compreensão da linguagem natural. As equipes de pesquisa usam essa linguagem para ensinar aos computadores a encontrar significado em grandes quantidades de texto. Pode a IA causar um terremoto na ciência e na enorme quantidade de artigos que existem hoje para ler?

Talvez devêssemos primeiro perguntar, a ciência precisa de "breakthroughs"? Sim. O acesso a um conhecimento confiável - a literatura acadêmica - está se estrangulando. Atualmente, há mais de 50 milhões de trabalhos de pesquisa e isso está crescendo a uma taxa de mais de um milhão por ano. Mais de 70.000 artigos foram publicados em uma única proteína - o supressor de tumor p53. Como pode qualquer acadêmico manter a literatura em dia? E como alguém fora do mundo acadêmico consegue encontrar sentido em tudo isso - o público, os decisores políticos, os empresários, os médicos ou os professores? Bem, a maioria dos acadêmicos tenta e o público não acompanha.

Ironicamente, na era da internet e o acesso sem paralelo à informação, e embora estejamos muito bons na produção de conhecimento, usar esse conhecimento - que é separar o trigo do joio e integrar isso tudo em algo útil - é um grande problema, particularmente em áreas médicas.

No próximo blog falaremos em como obter um levantamento bibliográfico (data mining) mais eficiente com o uso da IA e de ferramentas novas. AGUARDE!

30 visualizações
LINKS
CONTATE-NOS

flaviapz@assessoriaciencia.com

Tel: (11) 99657 4524

RAZÃO SOCIAL: FLÁVIA PINHEIRO ZANOTTO ME

CNPJ: 16.955.524/0001-76

Rua Barão de Campos Gerais, 162

CEP: 05684-000 | Real Parque

São Paulo | SP

SOCIAL

©2020 - Todos os direitos reservados. Escrever Ciência | Desenvolvido por Garden Digital