top of page

Uso tabela ou gráfico para apresentar meus resultados?



Um editor, ao receber um artigo que você submeteu, olha primeiro o resumo do artigo e depois a apresentação dos dados em tabelas e gráficos para decidir se envia para os revisores.

Portanto, ao escrever um artigo você deve pensar bem se vai apresentar os resultados em forma de gráfico ou tabela e quais seriam os melhores gráficos para apresentar seus resultados. Existem vários tipos de gráficos e qual funcionaria melhor para os tipos de dados que você quer mostrar?

1. GRÁFICOS DE PIZZA: podem ser criados para mostrar partes dos dados e são adequados para enfatizar descobertas gerais. Esse formato funciona bem para resumir os resultados em percentuais, incluindo aqueles obtidos em estudos ou pesquisas geográficas, ou para comunicar ideias simples, como participações de algum produto no mercado. 2. GRÁFICOS DE BARRAS: podem exibir dados não contínuos (discretos) e são uma ótima ferramenta para comparações diretas. Eles costumam ser usados ​​para apresentar dados de frequência, como o meio de transporte preferido ou o curso universitário mais popular. Esses gráficos também são bons para exibir informações financeiras ou ilustrar - por exemplo, o número de produtos vendidos no mês. Para variáveis contínuas, um tipo diferente de gráfico - chamado de histograma - é o mais apropriado. 3. GRÁFICOS DE LINHAS: são usados ​​para exibir dados de séries temporais (variam com o tempo). Eles são mais eficazes do que os gráficos de barras ao apresentar cinco ou mais pontos que variam com o tempo, mas menos eficazes ao enfatizar diferenças com pouca diferença temporal. 4. GRÁFICOS DE DISPERSÃO: são usados ​​para mostrar as correlações entre dois conjuntos de dados, por exemplo, entre altura e peso, correlação linear entre os dados, etc.

As TABELAs são a melhor maneira de apresentar dados para fins de referência e podem incluir informações mais complexas. Esse tipo de informação pode ser apresentado claramente usando um título apropriado e exibindo os dados em grupos diferentes (classificados em colunas e linhas).

A adição de informações visuais ao seu artigo pode melhorar consideravelmente seu impacto e legibilidade. Portanto, reserve um tempo para tomar a decisão certa, considerando todas as ferramentas disponíveis e a história científica que você quer contar. Usando tabelas e gráficos, de maneira balanceada, enriquece o seu artigo.

115 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page