• Flavia Pinheiro Zanotto

Usando as palavras-chave corretas?



Você faz uma busca e esta retorna milhares de artigos, muitos deles irrelevantes para a sua pesquisa? O serviço de indexação de periódicos atua como um banco de dados de artigos e fornece outras informações úteis, como fatores de impacto. Vamos ajudar a melhorar sua busca?


Uma das maneiras pelas quais os bancos de dados de periódicos facilitam a busca por artigos relevantes é usar funções de operadores booleanos. Operadores booleanos são palavras que - frequentemente quando digitadas em maiúsculas - são interpretadas como comandos pelo banco de dados. Aqui, mostramos como melhorar suas pesquisas usando-os.


Operadores booleanos comuns

Operadores booleanos (mais comumente AND, OR, NOT) são usados ​​para restringir ou ampliar os resultados da pesquisa. A maioria dos bancos de dados de periódicos tem a função de operador booleano e exige que estes sejam capitalizados. A página “Ajuda” do banco de dados que você está pesquisando pode tambem informar como usá-los. Os operadores booleanos podem ser usados ​​sozinhos ou em combinação, dependendo de quão específica a sua pesquisa precisa ser. Os operadores booleanos mais comuns são os seguintes:


AND: Para combinar palavras de pesquisa e incluir todas elas em sua pesquisa. Isso restringe seus resultados de pesquisa.
OR: Quando você deseja pesquisar uma das palavras, mas não necessariamente todas. Isso é útil para sinônimos e amplia seus resultados de pesquisa.
NOT: para excluir uma palavra dos resultados da pesquisa. Isso ajuda a excluir artigos irrelevantes.
Parênteses: Para pesquisas complexas quando você precisa que sua pesquisa seja realizada em uma determinada ordem.
Aspas: Ajuda a incluir uma frase exata em sua pesquisa.

Pesquisando artigos usando operadores booleanos

Para demonstrar o efeito dos operadores booleanos, realizamos uma pesquisa no PubMed para artigos relacionados a tipos comuns de transmissão do HIV e tabulamos o número de artigos retornados para cada pesquisa.


Operador Booleano

Palavras-chave

Artigos encontrados

NENHUM OPERADOR BOOLEANO

HIV transmission intravenous sexual

2.353

OR

HIV transmission intravenous OR sexual

267.058

ASPAS (QUOTES)

“HIV transmission” intravenous sexual

559

PARENTESES

HIV transmission (intravenous OR sexual) NOT behavior

5.473

NOT

HIV transmission (intravenous AND sexual) NOT behavior

345

Os termos de pesquisa não se limitam a palavras sobre o assunto. Você também pode usar operadores booleanos para pesquisar nomes de autores ou tipos de artigos. Por exemplo, adicionar a palavra “revisão” aos termos de pesquisa recupera apenas artigos de revisão. Adicionar a palavra “métodos” recupera artigos relacionados à metodologia. Ao adicionar “AND” antes da palavra, garantimos a recuperação apenas do tipo de artigo que procuramos.



Operadores booleanos são úteis?

Os operadores booleanos economizam tempo. Eles ajudam a definir pesquisas e retornar apenas artigos relevantes em sua área. Os bancos de dados de indexação de periódicos têm muitas maneiras de tornar as pesquisas de artigos mais fáceis para os pesquisadores e podem possuir operadores booleanos extras. Conforme mencionado acima, uma olhada no menu “ajuda” lhe dará dicas sobre a melhor forma de pesquisar artigos nessa base de dados. Afinal, se você encontrar os artigos relevantes de forma rápida e fácil em um banco de dados de periódico, é mais provável que continue a usá-lo. Isso é bom para o banco de dados e os periódicos ali listados.

Você já usou algum outro operador booleano interessante em bancos de dados de periódicos? Compartilhe aqui.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo