Sabe quanto tempo demora até seu artigo ser aceito em uma revista?
Atualizado: 30 de set. de 2022
O processo de avaliação pelos pares é vital para a produção do conhecimento científico. Mas essa pedra angular da ciência pode estar desmoronando, cada vez mais enfraquecida por uma confluência de fatores. Basta pensar, todos os anos, que os 6 milhões de pesquisadores do mundo publicam 2,5 milhões de publicações científicas em 28 mil jornais acadêmicos, todos os quais devem ser submetidos a revisão por pares.
Por isso, seria valioso conhecer a percepção do autor sobre a revisão moderna por pares. Para este fim, um estudo de J. Huisman e J. Smits (2017) foi recentemente publicado, intitulado “Duration and quality of the peer review process: the author’s perspective” - https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11192-017-2310-5
O que eles acharam:
1. o tempo médio para completar o processo de revisão por pares é de 17 semanas, mas varia em todos as áreas. Foi mais curto para médicos, saúde pública e cientistas nas ciências naturais (12, 13 e 14 semanas, respectivamente) e mais longo para psicólogos, cientistas sociais e economistas (20, 23 e 25 semanas, respectivamente).
2. houve uma variação de duas vezes (média de 39 dias, intervalo de 29 a 64 dias) entre essas áreas no tempo que os autores revisaram e reenviaram seus artigos.
3. as revistas com um maior fator de impacto tiveram um tempo significativamente menor para a primeira decisão e, portanto, para a duração total da revisão também, juntamente com uma rejeição imediata mais rápida.
4. a receosa "rejeição imediata" - que deveria ser um fim rápido - pode levar> 2 semanas em um terço das revistas e> 4 semanas em um sexto dos periódicos (até 25% em determinados campos) - o que é uma perda de tempo e sugere ineficiência editorial.
5. o número médio de resposta dos referees foi de 2,2x, com uma variação notavelmente insignificante em todos as áreas. Além disso, os autores dos artigos classificaram como mais positivas as experiências que levaram a artigos aceitos e que apresentaram uma revisão por pares mais curta.
PRECISAMOS MELHORAR ESSE PROCESSO!
A demora para se receber algum feedback da revista torna-se de fato torturante para quem submeteu algum trabalho cientifico à mesma. hahaha