top of page
  • Flavia Pinheiro Zanotto

Revistas indexadas



Por que uma revista científica deve ser indexada?

A pesquisa em banco de dados científicos é a primeira atividade que nós, pesquisadores, realizamos como parte de nosso estudo e, naturalmente, procuramos bancos de dados conhecidos, como o Pubmed. Por isso, uma revista ser indexada em um banco de dados ajudará a aumentar o número de leitores da revista científica e valorizá-la .

Como funciona a indexação em um banco de dados?

Assim que um periódico é indexado por um banco de dados, ele é imediatamente disponibilizado a todos os usuários desse banco de dados. Algumas bases de dados indexam títulos, outras artigos completos, enquanto outras indexam apenas o resumo e/ou as referências.


Existem vários serviços de resumo e indexação disponíveis hoje. Alguns são afiliados a instituições (por exemplo, PubMed mantido pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos no Instituto Nacional de Saúde), enquanto alguns são fornecidos por editores (por exemplo, Scopus da Elsevier).


Normalmente, para ser indexada, uma revista científica precisa enviar uma solicitação formal ao banco de dados e fornecer documentos e evidências relevantes. Se a revista atender a todos os critérios, ela será indexada. O processo de indexação é semelhante à submissão de um manuscrito e a revisão por pares: as revistas científicas enviam seus documentos e aguardam que sua inscrição seja revisada pelo banco de dados.


Portanto, você como pós-graduando ou pesquisador, certifique-se de que a revista científica escolhida atenda aos padrões básicos de publicação exigidos pela indústria (sistemas amigáveis para submissão de artigos, revisões por pares eficientes, fácil acessibilidade, bom corpo editorial, etc.).

E porque eu devo publicar em uma revista indexada?

É importante que se escolha uma revista indexada para publicar, pois desse modo seu artigo será facilmente encontrado em várias bases de dados. E como consequência será citado com mais frequência em outros trabalhos semelhantes.

Para saber se a revista é indexada você pode procurar diretamente nas bases de dados.

Algumas bases de dados são específicas de algumas áreas, como o Medline que é exclusivo da área de saúde. Mas, para quem está interessado em uma base de dados mais ampla pode optar por procurar o periódico desejado na Scielo.

Geralmente nos sites das revistas científicas há informações sobre a indexação e o seu QUALIS. Então pesquise também nos sites das revistas as quais você está interessado em submeter seu trabalho.


QUALIS (da Capes) e a revista indexada
Entenda que o Qualis não é um indexador, ele é um sistema de avaliação e classificação de revistas científicas feito pela Capes. Esse sistema de classificação utiliza critérios semelhantes aos indexadores, classificando as revistas de A1 até C.
Portanto, uma revista indexada e ainda na lista do Qualis se torna ideal para a sua publicação, então não tenha medo, após observar esses critérios, pode submeter!

Onde uma revista científica deve ser indexada?

Aqui está uma lista dos bancos de dados mais comuns para explorar.

SCOPUS: Gerenciado pela editora Elsevier, o Scopus indexa periódicos das áreas de ciência, tecnologia, medicina, ciências sociais, artes e humanidades. Ele também fornece análise de pesquisa e ferramentas de rastreamento.

EMBASE (banco de dados Excerpta Medica): Também mantido pela Elsevier, o EMBASE é um banco de dados biomédico acessado por pesquisadores, gerentes de informações, especialistas em regulamentação, clínicos, bibliotecários médicos e educadores.

PubMed: Mantido pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, o PubMed cobre a literatura biomédica de periódicos de ciências biológicas e livros online. Ele também acessa o banco de dados bibliográfico MEDLINE de referência e resumos.

Web of Science (Science Citation Index-Expanded): É um produto da Thomson Reuters. Abrange revistas de uma variedade de campos científicos e técnicos. Ele também fornece algumas opções de análise de dados.

BIOSIS Citation Index: Também da Thomson Reuters, o BIOSIS cobre uma variedade de ciências biológicas e biomédicas.

DOAJ (Directory of Open Access Journals): DOAJ é um diretório on-line que indexa e fornece acesso a periódicos de acesso aberto, revisados por pares, cobrindo história, religião, geografia, idioma e literatura, etc.

OVID: Ovid é um ramo da Wolters Kluwer. Os bancos de dados Ovid cobrem uma ampla gama de tópicos, incluindo medicina clínica e farmacologia.

EBSCO Information Services: O banco de dados EBSCO inclui títulos compilados pela empresa, bem como periódicos de outros bancos de dados/editores, como Medline e EconLit. A empresa também mantém o Academic Search Complete, que abrange o texto completo dos periódicos.

BioOne Abstracts and Indexes: fornecem acesso a pesquisas revisadas por pares nas ciências biológicas, ecológicas e ambientais.


Vejam aqui revistas a procurar no Qualis da Plataforma Sucupira .




80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page