• Flavia Pinheiro Zanotto

Planejamento para cientistas



Obter um Ph.D. requer que você complete anos de curso, realize experimentos, modelagem e simulações no computador, publique trabalhos e participe de conferências. A gestão do tempo, portanto, é um aspecto difícil, mas necessário, de todo esse processo. O gerenciamento de projetos é uma ferramenta vital para qualquer carreira. Em sua essência, o gerenciamento de projetos envolve uma aptidão para a criatividade e a resolução de problemas e nas ciências é extremamente importante.


De bolsas a projetos pessoais, essas habilidades o ajudarão a gerenciar projetos de qualquer escala e escopo. Isso é ainda mais importante porque muitos Ph.Ds estão buscando carreiras além do mundo acadêmico.

Neste artigo, queremos compartilhar dicas importantes sobre gerenciamento de projetos e de tempo que podem ajudá-lo a concluir seu doutorado e a gerenciar projetos para os que já são pesquisadores.

E forneceremos ao final 2 softwares que são excelentes para o gerenciamento de seus projetos em andamento...


Habilidades importantes de gerenciamento de projetos

1. Defina o seu projeto

É muito importante que você defina claramente o projeto e suas diferentes partes. Não diga simplesmente que quer fazer um estudo de XXXXX. Em vez disso, defina seu projeto como algo novo que contribuirá para o que está sendo feito no campo.


2. Gerenciamento de tempo

O gerenciamento do tempo é vital. Os prazos são uma importante ferramenta de estruturação de qualquer projeto. Existem muitas maneiras de estruturar seu tempo.


Primeiro, tenha um objetivo final. Este é o prazo final do seu projeto. Você pode encarar isso como o dia em que deseja entregar um projeto concluído e revisado.
Em segundo lugar, você pode definir prazos para partes individuais do projeto. Por exemplo, se é um artigo que você espera publicar, você pode definir prazos para cada seção do artigo.
Por último, faça metas de estudo. Defina uma programação diária ou semanal para fazer pesquisas e concluir partes do seu estudo.

3. Use "checkpoints"

Os pontos de verificação são uma forma importante de verificar se você está progredindo e cumprindo sua programação. Além disso, esses pontos de verificação o manterão motivado para continuar trabalhando em direção aos seus objetivos.


Alguns exemplos de pontos de verificação são:

Reuniões

Completando seções individuais do projeto

Prazos pessoais para completar a pesquisa

Os pontos de verificação também podem ajudá-lo a se preparar para o inesperado. Um ponto de verificação dá a você tempo para reavaliar seu progresso e corrigir quaisquer erros que possam ter sido cometidos.


4. Defina Sucesso

Todo mundo quer fazer um "bom trabalho". Mas o que isso significa? Você precisa ter uma definição clara de sucesso para monitorar a qualidade do seu projeto. Por exemplo, seu projeto deve apresentar uma nova ideia. Ou deve resolver um problema antigo em sua área. Independentemente do objetivo final, o projeto deve ser novo e interessante, ao mesmo tempo que apresenta novas ideias sobre um tópico.


Ferramentas de gerenciamento de projetos


Duas das ferramentas de gerenciamento de projetos mais usadas no mundo acadêmico são Trello e GanttPro.


1. Trello

O Trello permite que os usuários organizem suas ideias por meio do uso de painéis, cartões e listas. É um sistema de fácil acesso com uma função simples de arrastar e soltar cartões. Ele permite que os usuários listem e agendem atividades, estabeleçam tempos de conclusão e vejam as porcentagens de progresso. O usuário pode criar vários quadros para diferentes assuntos e tarefas. Além disso, o Trello salva as placas na nuvem, bem como no perfil do usuário. Oferece versões gratuitas e pagas, dependendo dos requisitos do usuário.


2. GanttPRO

GanttPRO é um programa de gráfico de Gantt online para gerenciamento de projetos que permite a criação intuitiva de cronogramas. É um software pago que também oferece uma versão de teste gratuita. GanttPRO permite subdivisão de tarefas principais em tarefas menores e oferece cálculo de custo por tarefa. Ao usar um gráfico de Gantt, você pode ver imediatamente todas as informações de que precisa, incluindo as tarefas de sua equipe, suas sequências, prazos e prioridades. O GanttPRO é hospedado na nuvem, o que torna o acesso fácil para todos os membros da equipe usando qualquer navegador da web.


Continuaremos a enviar dicas de outros softwares para o pós-graduando e o pesquisador 😊✅

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo