top of page

Escrever artigo científico mais produtivamente?

Atualizado: 11 de nov. de 2023


escrever artigo científico
escrita de artigo

Todos nós cientistas/pesquisadores precisamos escrever. Seja uma projeto de pesquisa, um artigo ou uma tese. Mas escrever um artigo científico é muito difícil, por isso procrastinamos. Mas e se eu lhe disser que é possível atingir um alto nível de produção na escrita, evitando sentimentos de fracasso e culpa?

Essas dicas vão te mostrar como você pode aumentar sua produtividade na escrita.


1. Estabeleça um cronograma de escrita e cumpra-o.

Quando eu estou escrevendo, eu escrevo. Separe um horário somente para isso, mesmo que por 1 horinha... menos não é produtivo.

Então, 1 ou mais horas pela manhã, quando sua mente está renovada e seu foco está melhor, é o mais eficaz. Ou a noite se você funciona bem nesse horário...


Alocar uma janela de tempo concreta para escrever é melhor do que usar uma lista de tarefas onde você preenche o seu dia com pequenas tarefinhas e adia o início da escrita até a hora de ir embora para casa.


Além disso, seguir um cronograma regular de escrita ajuda você a desenvolver o hábito de escrever e sua produtividade não dependerá de sua força de vontade somente. Como relatam muitos grandes escritores, se você se sentar regularmente para escrever, sua mente se acostumará e poderá colaborar com você em seu objetivo, em vez de sabotá-lo.


2. Desenvolva um ritual inicial

Um ritual inicial para suas sessões de escrita ajuda você a evitar a procrastinação, a se concentrar e a entrar no modo de escrita de maneira rápida.


Por exemplo: entre no seu escritório, prepare um chá e sente-se para escrever. Se você repetir essa sequência por um ou dois meses - o mero ato de preparar seu chá o deixará com vontade de escrever, e seus pensamentos começarão automaticamente a circular em torno de sua escrita.


Um ritual inicial especialmente eficaz é uma sessão de escrita livre de 10 minutos que funciona como um "brainstorming": defina um tempo e anote tudo e qualquer coisa que passar pela sua cabeça. Isso irá limpar e acalmar sua mente e aquecê-la para continuar escrevendo.


3. Melhore o seu foco e concentração

Você precisa de foco para manter uma produtividade constante durante as sessões de escrita. Um método simples para obter e manter o foco consiste em limitar suas distrações digitais pela manhã e tarde da noite, fazendo pausas regulares (a cada 30 minutos!) e reorientando-se, sem outras distrações.


4. Evite multitarefas

Ao evitar a multitarefa, você economiza tempo e energia mental. Estudos de cunho psicológico mostram que não é possível concentrar-se simultaneamente em duas ou mais tarefas. Em vez disso, nossa atenção está alternando entre as tarefas – e cada mudança custa tempo precioso, concentração e até precisão!


Se você deseja melhorar sua eficiência na escrita, separe os diferentes processos envolvidos na escrita: leitura dos artigos, redação de um primeiro rascunho, revisão do conteúdo, aprimoramento da linguagem, etc.


5. Prepare o ambiente de trabalho

Crie um ambiente de escrita que apoie sua produtividade. Limpe a desordem, remova distrações, bem como materiais não relacionados ao seu projeto atual, e coloque recursos e ferramentas úteis à mão.


6. Elabore um bom esboço 

Antes de começar a redigir seu texto, crie um esboço. Mas, em vez dos típicos marcadores contendo apenas palavras-chave curtas, escreva uma frase inteira para cada ponto que deseja abordar. Isso lhe dará uma ideia melhor do rumo do texto e lhe ajudará a começar a escrever rapidamente, evitando a procrastinação e o bloqueio na escrita.

7. Aprenda a estruturar seus parágrafos

Siga a estrutura do parágrafo "hambúrguer" e será mais fácil escrever textos claros e compreensíveis. O segredo é incluir uma ideia por parágrafo – escrevendo um parágrafo para cada ponto de seu esboço. Depois você junta com palavras de transição...(leia que vale a pena).


8. Acompanhe seu progresso

O simples ato de medir seu progresso melhorará sua motivação e o manterá no caminho certo. Você não precisa definir uma meta – se isso faz você se sentir estressado e sob pressão.


Em vez disso, basta monitorar o número de palavras que você escreve por dia. Ou o número de horas que você gasta na escrita focada. Ou qualquer outra medida que seja relevante para você. E anote a pontuação diária em uma tabela geral (planilha do Excel ou em um aplicativo para isso). Acompanhar suas conquistas é um grande suporte quando você tenta estabelecer um hábito produtivo para a escrita.


9. Dê uma palestra

Antes de começar a escrever um manuscrito, apresente sua pesquisa em uma reunião de laboratório ou, de forma ainda mais informal, na frente de alguns de seus colegas. Isso ajuda você a cristalizar suas ideias, estruturar seus resultados e identificar lacunas e erros em seu raciocínio.

Como bônus, falar sobre sua pesquisa pode aumentar sua motivação e deixá-la entusiasmada novamente com sua pesquisa/projeto.


10. Encontre um co-autor responsável

Encontre alguém que a responsabilize por atingir seus objetivos e a seguir seus planos. Retribua esta ajuda e isso lhe proporcionará motivação e inspiração adicionais.


Essa (leve) pressão social de relatar seu progresso a alguém costuma ser suficiente para aumentar sua produtividade! Mas se precisar de mais, sente-se com seu/sua co-autor(a) e estabeleça uma penalidade se não alcançar as metas.


Você conhece truques ou técnicas que ajudam a aumentar sua produtividade na escrita? Por favor compartilhe-as nos comentários!

57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page