top of page

Escrevo o meu artigo na voz ativa?



Como você deve escrever o seu artigo, na voz ativa ou passiva? Vamos utilizar exemplos para deixar mais claro.


Exemplos:


1. Nossos resultados demonstram que houve efeito da diabetes na variável analisada (VOZ ATIVA)

OU

2. Foi observado um efeito da diabetes sobre a variável analisada (VOZ PASSIVA)


Qual das duas afirmações é mais assertiva e clara para que o leitor de seu artigo entenda a sua mensagem? Não misture com a sentença mais elegante na escrita. O seu objetivo é transmitir a mensagem clara de seus resultados.


📍 Se você respondeu a número 1, percebe que você e seus co-autores ("nossos resultados") estão ativamente declarando o efeito da diabetes na variável analisada? Juntamente com isso demonstra também mais assertividade ao relatar os resultados alcançados.


A maioria dos guias de escrita científica (como a APA [6ª edição, seção 3.18]), recomenda o uso da voz ativa para maior clareza e concisão do texto/artigo. Segundo os estudiosos, a opinião geral é que a voz passiva leva a uma escrita rasa e imparcial e insinua evasão de responsabilidade.


Se você ler artigos científicos mais antigos vai observar essa mudança no estilo de escrita, da voz passiva para a ativa nos últimos 10-15 anos.

Vamos usar a voz ativa! Afinal os experimentos foram realizados por seu grupo de pesquisa com uma hipótese clara de pesquisa e esperando bons resultados...

143 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page