• Flavia Pinheiro Zanotto

Escrevendo seu artigo científico pela primeira vez?

Atualizado: 4 de out.


Gostaria de dar umas boas dicas para quem está começando a escrever um artigo científico e que possa servir para esse início tão difícil...

Escrever a primeira linha já é um tortura e quanto mais procrastinamos, mais nos incomoda não começar a escrever. Nós aprendemos desde a escola a começar tudo na ordem 1, 2 e 3, etc. Então, quando olhamos para a estrutura de um artigo em sua ordem de apresentação nas revistas científicas como título, resumo, introdução, métodos, resultados, discussão e conclusão, pensamos "vou começar pelo resumo e introdução, vai dar certo".


Não faça isso! Após anos de experiência e de tentativas e erros, aprendemos uma lógica para a escrita que segue outra ordem e deixa o artigo muito mais claro e conciso. Veja abaixo a tabela e leia com cuidado o que colocar em cada seção do artigo e a ordem mais lógica, facilitando a sua escrita:

r em que um artigo deve se

Leu? Não faz muito mais sentido escrever primeiro os métodos que já estão prontos e os resultados que já estarão em tabelas e figuras? Veja mais detalhes aqui nesse blog.


Preste atenção também na estrutura de cada item. Viu o que colocar na discussão? A primeira coisa seria o paragrafo 1 com os seus achados principais resumidos, sem ainda comparar com a literatura... Depois sim, no segundo parágrafo você começa a descrever outros trabalhos comparando aos seus resultados.
E a introdução? Os objetivos do trabalho ficam lá no último parágrafo, depois que você preparou o cenário para dizer o que foi descoberto em sua área, o que não foi ainda e o que você vai fazer para melhorar o que existe na literatura... descrevendo seus objetivos ao final

Espero que aproveitem e bem 😊



182 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo