• Flavia Pinheiro Zanotto

Vale a pena publicar um artigo maior e completo ou dividir em vários ("salami slicing")?


Dividir um artigo em vários pequenos artigos é uma prática desaconselhada por vários motivos. Primeiro, os leitores podem não compreender o significado geral do trabalho se os resultados estiverem espalhados em vários artigos. Além disso, ao criar vários artigos, outros pesquisadores podem ter dificuldades em entender a importância e significado dos vários estudos e, assim, estes pequenos pedaços de artigos não são citados em revisões de literatura da área. Segundo, se os dados são publicados em vários estudos com conclusões esparsas, fica complicado alcançar uma boa visibilidade dos trabalhos. Assim, acredita-se que essa prática de publicar dados em estudos escalonados tenha implicações éticas, pois poderia incentivar a fabricação de dados e extrapolações de resultados.

Quando se justifica o fatiamento dos artigos ?

Se um grande projeto de pesquisa é muito extenso e envolve vários grupos de pesquisa, então é justificado produzir várias publicações para transmitir o impacto geral da pesquisa. Por exemplo, a partir de um projeto que estuda o impacto de uma droga, vários estudos podem ser publicados detalhando a síntese da droga, mecanismos bioquímicos, efeitos colaterais em diferentes modelos animais, efeitos dos testes clínicos e assim por diante.

Portanto, use o bom senso ao decidir o quanto você deve dividir o seu artigo. Geralmente pesquisadores em início de carreira e pós-graduandos apresentam essa propensão a publicar vários artigos sobre um único tema. Pense sempre que sua história científica pode ficar mais coesa quando ela é contada por inteiro, e não em partes...

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo