top of page

Como decidir em que congresso científico participar?



CINCO PERGUNTAS FÁCEIS PARA ESCOLHER OS CONGRESSOS CIENTÍFICOS A PARTICIPAR

Dependendo de seus objetivos, as perguntas a seguir facilitam a sua decisão se participar de um congresso específico é relevante para você ou não. Uma resposta para cada uma das perguntas abaixo tornará muito mais fácil convencer o seu orientador ou o seu projeto de pesquisa que vale a pena gastar nesse congresso específico.


1. Ficarei exposto a informações relevantes em minha área?
2. Terei visibilidade com a minha pesquisa?
3. Vou aumentar minha rede de contatos? Vou estabelecer novas colaborações (propostas de bolsas, projetos em colaboração)?
4. Vou me conectar com futuros empregadores/trabalhos?
5. Terei uma boa experiência turística? 😊
1. SEREI EXPOSTO A INFORMAÇÕES RELEVANTES EM MINHA ÁREA?

A palavra-chave é relevante. Você deve selecionar as conferências que são relevantes para você e sua pesquisa. Qualquer um adoraria participar de todas as reuniões, realmente de todas as reuniões do mundo para poder aprender mais. Porém, não participe de reuniões científicas porque os temas podem se tornar relevantes no futuro. Aprendizagem caso necessite é menos eficaz do que aprendizagem para o seu momento atual. O que você precisa agora vai ficar na sua memória. Se você aprender sobre os mais recentes desenvolvimentos e assistir a ótimas palestras sobre os assuntos que você sempre quis saber melhor – ótimo. Se você encontrar apenas alguns palestrantes interessantes, nenhum workshop relevante e tardes inteiras que são de pouca importância para você – procure uma reunião científica melhor.


2. TEREI VISIBILIDADE COM A MINHA PESQUISA?

Os congressos científicos são uma grande oportunidade para dar visibilidade a si mesmo e à sua pesquisa, para se posicionar como um especialista em um campo específico e para desenvolver a sua independência científica. Apresentar seus dados como uma palestra ou pôster pode expor você a perguntas interessantes e diferentes perspectivas. Assim, apresentar seus dados é uma ótima maneira de obter "feedback". No entanto, as pessoas também podem se inspirar para publicar projetos de pesquisa semelhantes *antes* de você ou roubar sua ideia. Assim, apresente apenas os dados que estão próximos de publicar, para evitar que sejam copiados. De qualquer forma, se você puder apresentar seus dados e seus métodos a um grupo relevante de colegas, potenciais futuros colaboradores ou empregadores, você definitivamente deve ir a esse congresso.


3. VOU CRESCER MINHA REDE DE CONTATOS? VOU ESTABELECER NOVAS COLABORAÇÕES (PROPOSTAS DE BOLSAS, PROJETOS EM CONJUNTO)?

Intimamente ligada às questões de visibilidade está a questão sobre sua rede. Desenvolver sua rede de contatos nacional e internacional é importante para desenvolver sua carreira na ciência.

Conectar-se com especialistas da área é mais fácil durante pequenas reuniões com um número menor de participantes. Você pode fazer perguntas que sempre quis fazer, pode discutir sobre sua área favorita e pode iniciar projetos em conjunto de pesquisa e propostas de financiamento. Se você deseja conhecer muitos palestrantes ou se todos os principais "players" do seu campo estiverem presentes, você deve comparecer.


4. VOU ME CONECTAR COM FUTUROS EMPREGADORES?

Se você está na fase final de seu doutorado, pós-doutorado ou sem nada ainda, deve estar interessado em informar futuros empregadores em potencial sobre suas qualificações e seu interesse em um cargo de pós-doutorado ou docente. Isso é feito facilmente ao conversar durante um jantar no congresso ou um evento de networking. Se muitos futuros empregadores em potencial em sua área estiverem presentes, você com certeza deverá comparecer.


5. TEREI UMA BOA EXPERIÊNCIA TURÍSTICA?

Muitos organizadores de reuniões científicas fazem um bom trabalho ao selecionar um local atraente. Isso normalmente leva a um número maior de participantes, incluindo potenciais parceiros de colaboração e futuros empregadores. Você deve se sentir mal por selecionar uma reunião com base na atratividade turística? Claro que não. Se você conseguir combinar uma excelente experiência de aprendizado e uma ótima experiência turística, será perfeito! No contexto de reuniões científicas, conheci muitas cidades europeias e americanas e desfrutei da cultura, da comida e da natureza. Porém, trate as quatro primeiras questões sempre como prioritárias e a atratividade turística como um bônus 😊.


Aproveite!!



40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Komentar


bottom of page