• Flavia Pinheiro Zanotto

Co-autoria de artigos



Vamos lá para dicas em como lidar com a co-autoria:


Dica 1: chegue a um acordo sobre as funções de cada autor (lembre-se que as revistas estão agora exigindo isso e voce pode dar como desculpa para marcar uma reunião...)


Comece convocando uma reunião com todos os co-autores em potencial, onde você definirá o papel de cada um. Pergunte explicitamente quais as funções que seus colegas (os mais velhos principalmente) desempenharão e que tipo de solicitações você pode fazer. Pergunte que tipo de ajuda no processo de escrita você pode esperar. Após a reunião, redija uma breve nota sobre o acordo com a distribuição de funções e divulgue-a no grupo de whatsapp para todos.


Dica 2: Prepare, compartilhe e discuta um esboço do artigo

Muitos cozinheiros na cozinha podem estragar a sopa. Não é fácil criar um rascunho coletivo de um artigo. Todos provavelmente têm ideias e prioridades diferentes e é difícil harmonizá-las no estágio inicial da redação do artigo.


Sugerimos então que você comece sentando e preparando um primeiro rascunho, provavelmente um esboço dos elementos do artigo (quais perguntas você aborda, quais métodos são necessários para descrever, quais resultados apresentar e assim por diante). Quando estiver satisfeito com este esboço de 1-2 páginas, envie-o para seus co-autores e peça feedback.

Dica 3: defina a ordem de autoria

“Quem será o primeiro autor? Quem serão co-autores? Em que ordem? ” Essa, às vezes, é a decisão mais difícil em todo o processo de escrita. Esclareça isso antes de começar a escrever (e não depois)!


Por exemplo, se o artigo é baseado em seu próprio trabalho intelectual para seu projeto de pós-graduação, e se você também fará a maior parte da redação, então está absolutamente correto que seja o primeiro autor! Você deve então discutir com seus colegas (os mais seniors principalmente) a ordem dos co-autores restantes. Em particular, discuta quem será o último autor, pois em algumas áreas é também importante o último autor. Uma vez acordado, divulgue em seu grupo de whatsapp.

Dica 4: chegue a um acordo sobre um cronograma conjunto

Chegar a um acordo sobre as funções de autoria e o esboço do artigo são etapas essenciais, mas para terminar o artigo, você deve concordar em um cronograma conjunto. Sente-se com seus co-autores e estime quanto tempo você levará para realizar as diferentes etapas do artigo. Além disso, considere se você ainda precisa completar algumas tarefas de pesquisa antes de escrever todas as seções do artigo ou se você já finalizou tudo.


Crie um plano realista. Se você não tem muita experiência em escrita, as coisas podem demorar um pouco mais. Não se esqueça de levar em consideração os períodos de férias ou viagens em que alguém da equipe pode não estar disponível. Estabeleça prazos para a redação das principais seções individuais do artigo (introdução, métodos, resultados, discussão), para a edição do conteúdo, para a edição do estilo e da linguagem e para o feedback dos co-autores. Divulgue o plano no grupo e monitore o progresso.

Dica 5: atue como gerente do artigo

Escrever um artigo com co-autores é um projeto e tanto. Os projetos funcionam melhor se forem gerenciados. Escrever artigos com co-autores pode facilmente acabar em bagunça, porque ninguém se importa em dar instruções. Os co-autores senior podem estar muito ocupados com outros projetos e deixar de lado o trabalho, e você, como pesquisador júnior, acha que não pode gerenciá-los. Sim você pode!


Se você é o autor principal do artigo e fez a maior parte do trabalho, sugerimos que seja o gestor. Aja de acordo com sua função e facilite o processo que leva à criação e envio do artigo. Certifique-se de se comunicar regularmente com seus co-autores e mantê-los informados sobre os problemas e o progresso do artigo. Você verá, eles apreciarão sua liderança neste projeto enquanto você tira a responsabilidade do ombro deles.

Dica 6: comunique-se regularmente com os co-autores

Frequentemente, os co-autores têm tantos outros projetos e tarefas que podem esquecer esse em particular porque para eles tem uma prioridade menor. Se você deseja evitar que seu artigo se perca, mantenha contato com eles regularmente e troque opiniões sobre o artigo. Fale com eles quando perceber que o trabalho não está progredindo da maneira como foi combinado. Consulte seus co-autores, não apenas quando estiver precisando desesperadamente de ajuda em algo. Em vez disso, estabeleça um fluxo regular de troca de mensagens. Eles verão que você está empenhado em trabalhar no artigo e, quando ouvirem sobre o progresso, estarão mais inclinados a contribuir com a parte deles também.


Dica 7: se você precisar de ajuda, faça pedidos concretos

“Não tenho certeza sobre o rascunho do artigo, você poderia ler e me dizer o que você acha?” Este é um pedido comum de autores principais a co-autores, solicitando algum tipo de feedback ou resposta. Mas esse pedido não leva realmente a um bom feedback. Na verdade, você está causando mais problemas para seus coautores ao enviar uma solicitação tão vaga, porque eles não sabem exatamente qual é o seu problema.


Recomendamos que, ao abordar seus co-autores com perguntas, torne-as o mais concretas possível. Aponte os problemas que você tem com a sua cota de escrita e pergunte aos seus co-autores se eles podem aconselhá-lo sobre como proceder. Quanto mais concretos forem seus pedidos, melhores serão as respostas que você receberá. Dessa forma, você também pode ter certeza de que seus co-autores examinarão o problema específico e pensarão sobre ele.


Dica 8: dê aos coautores tarefas claras, mas viáveis

Como gerente e autor principal, você não apenas terá que fazer uma grande parte do trabalho no artigo sozinho, mas também delegará algum trabalho aos co-autores, porque é a área de especialização deles. Quando você quiser que um co-autor execute uma etapa específica para adiantar o artigo, seja claro sobre o que deseja que ele faça e certifique-se de que é uma tarefa realizável. Portanto, seja específico e realista em suas solicitações.


Conclusão:

Um artigo em co-autoria pode realmente ser uma boa experiência se você tiver uma equipe de autores comprometidos em fazer o trabalho. Pode ser menos agradável se você sentir que alguns de seus co-autores não fazem nada para justificar o nome no artigo. Nossa experiência mostra que esses autores passivos frequentemente enfrentam um bombardeio diário de trabalho com outros projetos e dão ao artigo uma baixa prioridade.


Talvez na prática alguns dessas dicas não funcionem com os co-autores "seniors", mas se voce tem tudo escrito e acordado e eles não respondem às solicitações, ficarão de fora do artigo, infelizmente... Tenha coragem!

Assim, se você deseja trabalhar com uma equipe de co-autores ativos, você precisará gerenciá-los, mostrar a eles que está interessado em suas contribuições e precisa da ajuda deles de maneira pontual. Portanto, há muito que fazer para obter melhores resultados de seus co-autores.


Boa sorte!

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo