top of page

Autoria em artigos hoje

Atualizado: 13 de mar.



A autoria de artigos necessita de um conjunto claro de diretrizes e, às vezes, exclui indivíduos que contribuíram para o artigo de maneiras diversas. Hoje, existe também a autoria em conjunto (https://doi.org/10.5195/jmla.2016.158). Ocorre quando duas ou mais pessoas são listadas como fazendo a mesma contribuição a um estudo publicado. Como fazer isso?


Vejam esses exemplos:


Copelan A, Chehab M, Dixit P, Cappell MS. (Copelan and Cappell are equal authors). Safety and efficacy of angiographic occlusion of duodenal varices as an alternative to TIPS: review of 32 cases. Ann Hepatol. 2015;14(3):369–79. (PMID: 25864218) [PubMed] [Google Scholar]


Nojkov B, Cappell MS. (Nojkov and Cappell are equal authors). Gastrointestinal bleeding from Dieulafoy's lesion: clinical presentation, endoscopic findings, and therapy. World J Gastrointest Endosc. 2015;7(4):295–307. PMID: 25901208. (Published online 16 Apr 2015.) [PMC free article] [PubMed] [Google Scholar]


Questões de autoria enfrentadas por pesquisadores e equipes de colaboração


Muitos problemas podem surgir ao publicar um artigo. Pode haver diferenças nos métodos, no design e, mais significativamente, na autoria do artigo. Isto é especialmente evidente quando se trabalha em grandes grupos ou em várias disciplinas. Duas questões principais são a falsificação de autoria e os autores fantasmas.


Falsificação de autoria


A falta de diretrizes claras de autoria leva a questões sobre ética. Um problema é quando os membros "senior" de uma equipe desejam listar seus nomes como autores principais quando não contribuíram quase nada. Presume-se isso por causa de sua alta posição. Ele cimenta seu status de líder em um campo, enquanto ofusca o trabalho realizado por estudantes de graduação ou cientistas nos estágios iniciais de sua carreira.


Autores convidados / fantasmas


Outro problema de autoria é quando um indivíduo é listado como autor convidado por respeito ou para atrair mais leitores para o artigo. Isso geralmente é chamado de "autores convidados". O problema é que isso pode levar a exclusão de outros pesquisadores da lista de autores.


Diretrizes para atribuição de autoria


Apesar de algumas revistas apresentarem seus métodos para listar autores, já existem diretrizes definidas para atribuir autoria na comunidade científica. Felizmente, as tendências no reconhecimento de autoria e contribuições iguais estão mudando.


Hoje existe o sistema CRediT. O sistema CRrediT (Taxonomia de Funções do Colaborador) ajuda na quantificação de cada autor (veja aqui). Ele reconhece 14 tipos de contribuição, incluindo concepção do trabalho, metodologia, software, administração de projetos e curadoria de dados. Além disso, a maioria dos periódicos já usam o CRediT. O principal benefício do sistema CRediT é que ele reconhece uma gama mais ampla de contribuições.


VEJA QUAIS SÃO:


Os 14 CRediT para autoria em artigos:


  1. Conceptualization

  2. Data Curation

  3. Formal Analysis

  4. Funding Acquisition

  5. Investigation

  6. Methodology

  7. Project Administration

  8. Resources

  9. Software

  10. Supervision

  11. Validation

  12. Visualization

  13. Writing – Original Draft

  14. Writing – Review & Editing


A aplicação de modelos antigos de autoria em um momento em que a inovação progride continuamente não funcionará mais.

Fica a pergunta: Podemos imaginar um método de atribuição de autores que usaria ferramentas computacionais de ponta semelhantes àquelas aplicadas à própria pesquisa científica? Uma ferramenta que dá crédito onde o crédito é devido? Sim, é possível por XML files (veja aqui). Ao reconhecer a inovação na pesquisa, devemos reconhecer maneiras inovadoras de tornar o reconhecimento mais diversificado e inclusivo. Isso criará um ambiente de pesquisa colaborativo e mais eficiente.

159 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page