top of page

O essencial sobre figuras e tabelas


como fazer figuras e tabelas
figuras e tabelas artigo científico

Em um artigo, tese ou relatório, as tabelas e figuras anexas exibem informações quantitativas ou qualitativas. O objetivo é apresentar dados visualmente para fazer com que os leitores entendam as informações técnicas e o contexto do artigo de maneira fácil. Sempre é recomendável usar vários tipos de formatos de representação de dados (tabelas, gráficos de barras, gráficos de dispersão, figuras etc.) ao descrever grandes quantidades de dados.


Geralmente, figuras e tabelas apresentam dados visualmente complexos na seção de resultados do manuscrito. Como os leitores entendem as informações transmitidas por sua tabela ou figura? A resposta é fácil. Eles olham as figuras/tabelas e as legendas correspondentes sem precisar ler o artigo inteiro. COMO?


Para que as figuras e tabelas sejam facilmente compreendidas, o que é mandatório fazer?

REGRAS OBRIGATÓRIAS:


🟥 As legendas devem ser autoexplicativas e fornecer informações suficientes aos leitores, sem precisar se referir ao texto para entender a tabela ou figura.
🟥 Para isso deve incluir informações sobre aspectos importantes, como descrição (o tipo de experimento), método ou técnica utilizada (tamanho da amostra, tipo de modelo animal utilizado, condições examinadas etc.) e o resultado estatístico obtido (valor de p).
🟥 Qualquer sigla ou abreviação deve ser escrita por extenso nas legendas. Muito importante. Por que? Pois as legendas de novo devem ser sempre auto-explicativas. Você não precisa ler o texto do artigo para entender a mensagem e dados das figuras/tabelas.
🟥 Forneça unidades de medidas dos dados, incluindo concentrações, medições, médias e valores significativos, conforme apropriado.
🟥 Deve ser um guia para ajudar o leitor a entender e localizar os dados que esteja procurando no manuscrito.
🟥 Deve explicar claramente o contexto dos dados.

E o que mais?


  1. Coloque as legendas acima da Tabela.

  2. Coloque as legendas abaixo da Figura.

  3. Cite as fontes provenientes de outras publicações nas legendas, se você está utilizando mecanismos ou dados de outros trabalhos para reforçar o seu trabalho.

  4. Use títulos para figuras e gráficos quando apresentar em slides e pôsteres de apresentação oral.

  5. As legendas narram uma história sobre as figuras ou tabelas para o leitor...


No entanto, verifique as diretrizes da revista de destino para os ajustes finais!




34 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page