top of page

Escrever artigo de maneira correta - dicas valiosas


escrever artigo científico
artigo científico

Antes de começar a escrever, são necessárias TRÊS aspectos fundamentais:


1. uma mensagem científica clara

2. seu público (= revista-alvo) e

3. uma estrutura e redação bem feitas para um artigo científico.


Dicas gerais para sucesso

(guarde no notas de seu computador para ler e reler enquanto você escreve).


📚 Mantenha a leitura simples: uso do verbo no presente na Introdução do artigo. Verbo no passado é usado para os Resultados e Métodos...

🗣 O uso da voz ativa é recomendado por 80-90% dos periódicos internacionais (torna as frases mais fáceis de entender e exige menos palavras).

❓Uma introdução eficaz deve equilibrar as palavras em diferentes seções, prender o leitor imediatamente e terminar com uma pergunta de pesquisa clara. ⏳Os Métodos devem fornecer uma sequência cronológica de eventos do estudo. Além disso, deve fornecer detalhes suficientes para que alguém repita o estudo. É uma parte crucial da revisão por pares. 📊 A seção dos Resultados devem mostrar os resultados do estudo sem interpretação alguma, e devem ser criadas figuras e tabelas antes de começar a escrever. 🔮 A Discussão deve responder à pergunta sobre o que o leitor está esperando e deve se concentrar na interpretação dos resultados no contexto de outros dados publicados e na discussão de futuras áreas de pesquisa.

⏳ A estrutura do artigo acadêmico deve ser como uma ampulheta, começando com o contexto e a visão mais ampla, depois discutindo os objetivos e questões do estudo, limitando as conclusões ao que os dados suportam. ⏭ A Conclusão deve começar com uma única sentença, relacionar o estudo com o que já foi encontrado, falar sobre questões não respondidas e discutir pesquisas futuras.

✍🏼 Os editores podem rejeitar artigos imediatamente (antes da revisão por pares) porque o artigo está fora do escopo ou pode estar com uma redação científica ruim. Isso se resolve com ajuda profissional. 🌎 80% ou mais das pessoas que irão ler seu artigo serão não nativos da língua inglesa, é importante levar em consideração a definição de gênio do Einstein - "simplificar idéias complexas". 😭 Evite usar termos com sentido emotivo, acrônimos, abreviações e números no início das frases. Qualifique os adjetivos com cuidado e evite pronomes problemáticos e mal colocados. ❎ Não qualifique o absoluto: uma placa de Petri é estéril ou contaminada, nada mais (ou seja, não pode ser "muito" estéril ou "razoavelmente" estéril).


Guarde bem essas dicas...





120 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page