• Flavia Pinheiro Zanotto

Descubra mais sobre hipótese de pesquisa


O que é uma hipótese de pesquisa?
O que é uma hipótese de pesquisa?

O que é uma hipótese de pesquisa?


Desde a escola todos nós estamos familiarizados com o termo “hipótese”. Uma hipótese é uma suposição ou previsão baseada em fatos e que ainda não foi comprovada.

É uma etapa essencial do método científico. A hipótese de um estudo envolve experimentação para provar ou contestá-la.


O que torna uma hipótese de pesquisa eficaz?

Uma boa hipótese de pesquisa é uma declaração clara da relação entre uma variável dependente e uma variável independente relevante para o estudo e que pode ser testada.


Lista de itens para fazer uma boa hipótese de pesquisa


  1. Deve ser testável: você precisa provar sua hipótese. Se você não pode testá-la, não é uma hipótese.

  2. Deve incluir uma variável dependente e uma independente: pelo menos uma variável independente (você controla - causa) e uma variável dependente (você vai medir - efeito).

  3. A linguagem deve ser fácil de entender: Seja o mais claro e conciso possível. Não deixe uma interpretação duvidosa.

  4. Deve ser relevante para o seu tópico de pesquisa: você não deve falar sobre ratos e gatos se o seu tópico de pesquisa for um estudo sobre adubação. Mantenha-se relevante no seu tópico.


Como criar uma hipótese de pesquisa eficaz

  • Coloque primeiro como uma pergunta Pergunte usando: Quem, o quê, quando, onde ou por que. Ex: Uma possível pergunta inicial poderia ser: Por que comida gordurosa é ruim para a saúde?

  • Faça a pesquisa preliminar Depois de ter uma pergunta em mente, leia as pesquisas feitas sobre o assunto. Colete pesquisas de revistas acadêmicas.

  • Escreva um rascunho da hipótese Quando estiver confortável com o assunto e obter esse conhecimento preliminar, crie uma hipótese de trabalho. Não se estresse muito com isso. Sua primeira hipótese não é permanente. Veja como um rascunho. Seu primeiro rascunho de uma hipótese poderia ser: Comida gordurosa é ruim para a saúde porque aumenta o colesterol?

  • Torne seu rascunho melhor Pegue sua hipótese de pesquisa e torne-a perfeita. Reduza para incluir apenas as informações listadas na “Lista de verificação para fazer uma boa hipóteses de pesquisa” acima. Veja aqui como usar o SE e PORTANTO na hipótese de pesquisa.

  • Escreva uma hipótese nula Sua hipótese nula deve ser o oposto de sua hipótese de pesquisa. Deve ser capaz de ser refutado por sua pesquisa.

Por que é importante ter uma hipótese clara e testável?
Uma das principais razões pelas quais um manuscrito pode ser rejeitado em um periódico é por causa de uma hipótese fraca. Hipótese mal formulada, desenho de estudo mal-feito, metodologia e uso impróprio da estatística são as razões principais para a rejeição de um manuscrito. A declaração clara de uma questão de pesquisa (ou hipótese) na Introdução do seu trabalho é fundamental para que os revisores entendam a intenção do estudo de pesquisa. É melhor declarar claramente a hipótese de estudo em linguagem simples (por exemplo, “Nós nos propusemos a determinar se a condição x produz a condição y”).

As características que tornam uma hipótese fraca incluem:

  • Variáveis ​​pouco claras

  • Muito geral

  • Muito vago

  • Não testável


** Uma hipótese fraca leva a pesquisas e métodos fracos. O objetivo de um artigo é provar ou refutar uma hipótese - ou provar ou refutar uma hipótese nula. Se a hipótese não tiver uma variável dependente do que está sendo estudado, os métodos do artigo devem ser questionados.


Uma hipótese forte é essencial para o método científico. Uma hipótese afirma uma relação entre pelo menos duas variáveis ​​e o experimento então pode provar ou refutar essa relação com significância estatística.

47 visualizações0 comentário