• Flavia Pinheiro Zanotto

Inteligência Artificial para o mundo acadêmico

Atualizado: 21 de fev.



Você já deve saber do que se trata a inteligência artificial (IA) e seu uso em diversas áreas que sempre ouvimos falar: computadores que lidam com base de dados enormes, seu uso em surveys com algoritmos inteligentes e que alcançam vários campos de estudo. E para nós pesquisadores ou pós-graduandos, que queremos publicar e divulgar nossas pesquisas, como poderíamos fazer isso de maneira mais rápida?

Já discutimos esse assunto em outros blogs de maneira geral (1), falando sobre as pesquisas bibliográficas (2) e a revisão de artigos por pares (3). Conhecemos também os detectores de plágio (4) e geradores de referências bibliográficas automatizados (5).

Interessante, as soluções baseadas em IA estão chegando rapidamente para cobrir tarefas acadêmicas monótonas, mas extremamente críticas, como edição do artigo e revisão por pares, resultando em avaliações muito mais rápidas da qualidade dos manuscritos.


Mas não seria interessante um software que pudesse ter um editor e formatador de artigos automático para cada revista? Ou que detectasse uma imagem adulterada e mais ainda a fabricação de dados? E que escrevesse um outline do artigo usando linguagem natural? E por último, que pudesse mostrar uma visão global das publicações em certa área?

Esperamos que tudo isso se torne realidade rapidamente e que essa discussão semeie idéias para inovações na área de publicação acadêmica...


Embora otimistas sobre o impacto e o potencial da IA, devemos também nos preocupar com possíveis violações de segurança.

52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo