top of page
  • Flavia Pinheiro Zanotto

Aproveitando as férias de verão para publicar!

Atualizado: 6 de dez. de 2022



As férias podem ser uma ótima oportunidade para sua redação científica: não há seminários e reuniões, e tudo fica quieto quando os colegas saem de férias. Essas são as condições perfeitas para o trabalho focado - se ao menos não desperdiçássemos nosso tempo com procrastinação e trabalhos sem importância. Esse blog mostra como você pode tirar o melhor proveito e atingir seus objetivos para finalizar seu artigo nas férias.


Talvez você já tenha tentado antes: umas férias produtivas para escrever. Parece perfeito em teoria, mas raramente acontece de maneira satisfatória. Isso porque as vantagens das férias de verão – mais tempo e menos distração dos colegas e alunos – são ao mesmo tempo também obstáculos para uma escrita produtiva, porque?


Muito tempo não estruturado em nossas mãos cria uma sensação de que - temos muito tempo. Portanto, certamente podemos nos dar ao luxo de passar o dia com calma, primeiro navegamos em nosso site online favorito enquanto tomamos o café da manhã, depois respondemos a e-mails ... e tudo lentamente, e depois já é hora do almoço. Mas isso não é um problema porque ainda temos a tarde inteira, certo?


Bem… acho que você sabe por experiência própria como a história continua.


O problema não é apenas uma grande quantidade repentina de tempo não estruturado - é também falta de planejamento. O departamento/consultório está quieto, com menos oportunidades de falar sobre o seu trabalho e ninguém espera nada de você. Isso significa: ninguém sabe que você não está sendo produtivo, que está desperdiçando seu tempo.


Mas não precisa ser assim. Você PODE ser produtivo com sua redação científica durante o verão se você se organizar de maneira inteligente.


Vamos falar aqui sobre os dois fatores mais importantes: cronograma e suporte de pares.


1. Agende prá valer suas sessões de redação

Não é fácil trabalhar consistentemente em uma tarefa desafiadora sem uma estrutura de apoio.


Como o trabalho durante as férias geralmente contém menos estrutura do que o contrário, programar e estruturar seu tempo de escrita é ainda mais importante do que durante o resto do ano.


Para o seu horário de redação nas férias, você tem duas opções básicas que podem ser adaptadas às suas necessidades:


A. Escrita compulsiva

É altamente eficaz escrever intensamente de 3 a 6 horas por dia, todos os dias, durante uma semana ou mais. Seu projeto está bem presente em sua mente, você se acomoda em uma rotina e consegue se concentrar melhor. Você está motivado porque o progresso diário é claramente visível.


Manter uma agenda intensa de redação por alguns dias ou uma semana é ótimo para dar o pontapé inicial e (re)começar seu projeto de escrita, para se motivar e ganhar impulso para um progresso sustentável. Você também pode usá-lo para escrever um primeiro rascunho de um manuscrito rapidamente, em uma ou duas semanas. Ou talvez o prazo de entrega de sua tese esteja agarrado ao seu pescoço e você ainda precise de um ou dois capítulos.


As pausas são cruciais: sem elas, você não conseguiria se concentrar efetivamente o dia todo, dia após dia. Mesmo durante as sessões de escrita de 1,5 horas, é recomendável fazer intervalos curtos regulares, de acordo com a "Pomodoro technique" (intervalo de 5 minutos a cada 30 minutos ou intervalo de 10 minutos após 40 minutos de trabalho). Levante-se da mesa, vá pegar um copo d'água ou simplesmente mexa-se um pouco para fazer o sangue circular e restaurar o foco.

Você pode escrever em qualquer lugar onde não se distraia muito e consiga se concentrar bem: em casa, no escritório, em uma biblioteca ou até mesmo em um café.


B. Escritas curtas

Outra opção é integrar tempos mais curtos de escrita em sua programação diária e escrever por 1-2 horas todos os dias (de trabalho). O progresso será mais lento, é claro, mas você poderá continuar com suas outras atividades de trabalho (ou férias...) ao lado de sua escrita.


Aqui é ainda mais crucial bloquear uma janela de tempo fixa para escrever, para que você possa aproveitar o poder de uma rotina de escrita. Em geral, é recomendável escrever todos os dias no mesmo horário, de preferência no início da manhã, antes de iniciar outras atividades. Idealmente, mesmo antes de verificar seu e-mail e mídia social pela primeira vez. Mas se isso não funcionar para você, qualquer outra hora do dia em que você se sinta alerta e enérgico também funciona.


Para usar essas sessões curtas de forma eficaz, recomendo começar com 10 minutos de escrita livre sobre o que você deseja fazer nesta sessão (como você vai abordar o assunto, quais são suas preocupações ou dúvidas, etc.). Isso ajuda você a se acomodar rapidamente e se concentrar na tarefa em questão.


Além disso, as pausas usando a técnica do Pomodoro a cada 30 ou 60 minutos ajudam a energizar e manter o foco também nessas sessões mais curtas.


E, finalmente, pensar em parágrafos também ajuda: um parágrafo é a menor unidade de texto que você pode escrever em uma sessão. Como cada parágrafo deve cobrir apenas uma única ideia ou ponto, os parágrafos são ótimos para estruturar não apenas sua escrita, mas também seu pensamento.


2. Obtenha suporte externo


Uma programação regular faz maravilhas quando é estabelecida e transformada em um hábito de escrita. Mas até que isso aconteça, algum tipo de força externa é normalmente crucial. Ou pelo menos altamente benéfico:


1. se aproximando do prazo de entrega (natural ou artificial)
2. recompensa incrível após a conclusão (que você promete a si mesmo)
3.escrever com um grupo de colegas (altamente motivador e inspirador)
4. parceria com responsabilidades (para ajudá-lo a manter seu objetivo)
5. orientação e suporte (para que o processo corra bem)
O ideal é todos os itens acima combinados, é claro. Na realidade você precisa ver o que consegue.

O aspecto do grupo é especialmente poderoso - embora muitas vezes negligenciado. E nas férias talvez também seja mais difícil conseguir trabalhar em grupo.


Portanto, se você gostaria de levar a sério suas metas de escrita nas férias, verifique com alguns colegas se eles têm planos semelhantes aos seus. Vocês podem se unir e se encontrar para sessões de redação, motivar e apoiar uns aos outros quando necessário e compartilhar feedback do artigo.



35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page