• Flavia Pinheiro Zanotto

Como publicar sua tese



Quais as diferenças entre uma tese e um artigo de periódico? Embora ambos contenham seções semelhantes, você não pode simplesmente publicar sua tese como um artigo de periódico de maneira direta. Convertê-lo em um artigo envolve várias etapas. É importante reconhecer que um artigo é muito mais curto do que a tese. No entanto, transformar sua tese em um artigo não é uma simples questão de copiar e colar. Você precisará usar os dados em sua tese como ponto de partida para escrever seu artigo de modo organizado e sistemático. COMO? E AS DIFERENÇAS?


1. Uma tese atende aos requisitos acadêmicos e pode ser longa e detalhada, enquanto um artigo atende aos padrões da revista e esta geralmente possui pouco espaço.


2. O resumo de um artigo é muito mais curto que o de uma tese.

A introdução em uma tese é usada para mostrar que você está familiarizado com a literatura em sua área. Em um artigo, a introdução é muito mais curta, pois pressupõe-se que o seu público-alvo já conheça o histórico da área para entender o seu trabalho. A introdução do seu artigo, portanto, se concentrará mais em preparar o cenário para os resultados de pesquisa que você estará apresentando.

3. A seção de resultados em uma tese inclui todas as suas descobertas e dados. Mesmo aqueles que não ficaram muito bons. Em um artigo, isso seria muito detalhe e você precisa ser conciso e direto. Os dados nesta seção devem mostrar apenas o que você precisa para apoiar seu problema ou hipótese de pesquisa. Muitas vezes, os resultados da tese podem originar dois a três artigos diferentes... Principalmente para um doutorado


4. A discussão em seu artigo será muito mais focada do que em sua tese. Ela será guiada pelos resultados apresentados no artigo. Por fim, apenas as citações de artigos importantes e atualizados serão colocados na seção de referências.


Transformando a tese em artigo

Como pesquisador, você precisa publicar seu trabalho para avançar em sua carreira e fazer contribuições no seu campo de pesquisa. Agora que as diferenças foram descritas, como você realmente escreve um artigo a partir da tese?


1. Identifique uma revista adequada

Você pode começar pela seleção de periódicos. Olhe para a sua lista de referências. Provavelmente, pelo menos alguns dos artigos que você leu foram publicados em periódicos cujo escopo corresponderia ao do seu trabalho. A seleção de um periódico também permite que você adapte o artigo aos requisitos específicos daquele periódico. Certifique-se de que seu artigo de pesquisa coincida com o objetivo e o escopo da revista.


2. Reduza o comprimento e informações redundantes de sua tese

Um aspecto importante ao transformar sua tese em artigo é focar na contagem de palavras, sem excluir informações cruciais. Para reduzir a contagem de palavras, extraia os dados que respondam a apenas uma pergunta de pesquisa. Isso deve resultar em uma informação mais focada do que sua pesquisa apresentada na tese. Discuta os resultados no contexto do problema de pesquisa - esse é o foco de seu artigo. Boa linguagem e estrutura são cruciais – seu artigo pode ser rejeitado mesmo que contenha dados valiosos, se for difícil de entender. Use seus dados para contar uma história coerente e evite conclusões abrangentes que seus dados podem não sugerir. Certifique-se de que seu título corresponda ao conteúdo do seu artigo.


3. Modificar a introdução, resumindo-a

Reutilize a introdução e lembre-se de manter os pontos-chave da introdução para prender a atenção do leitor. Além disso, considere combinar várias questões de pesquisa ou concentre-se em apenas uma para o artigo, que seria o mais interessante como discutido acima.


4. Concentre-se em Informações Relevantes e Seletivas

Como a seção de discussão, métodos e resultados de sua tese é uma explicação detalhada de sua pesquisa, essas seções devem ser encurtadas ao escrever um artigo. Familiarize-se com os padrões da revista alvo consultando artigos publicados anteriormente e entendendo seu formato. Mais importante ainda, forneça a interpretação dos principais achados na seção de resultados em declarações concisas. Evite repetir seus resultados na seção de discussão. No entanto, discuta como suas descobertas expandem e apoiam as perspectivas anteriores de pesquisa. Finalmente, mencione como estudos futuros podem se basear em seu trabalho e abordar limitações do seu estudo.


5. Limite o número de referências

Como sua tese é um trabalho de vários anos, envolve inúmeras revisões de literatura. No entanto, ao transformar sua tese em artigo de periódico, você deve incluir apenas referências que sejam relevantes para a questão de pesquisa abordada no artigo. Concentre-se em usar as referências mais recentes. Considere o uso de ferramentas de gerenciamento de referência como Zotero, Mendeley, Quiqqa, etc. para tornar o processo de referência mais fácil e eficiente.


Publique sua tese! 📚


51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo