• Flavia P. Zanotto

Artigos científicos e seus autores


Atribuir a autoria de um artigo científico é fundamental para garantir condutas profissionais e práticas éticas ao publicar trabalhos acadêmicos. Até o início do século 20, a autoria individual de artigos de pesquisa era a norma. No entanto, a autoria compartilhada tornou-se cada vez mais comum desde aproximadamente 1920. Hoje em dia, é fácil encontrar pesquisas acadêmicas assinadas por muitas pessoas, até centenas, especialmente quando se trata de grandes pesquisas e estudos. A razão é simples e bem conhecida: as publicações acadêmicas são diamantes para os pesquisadores e suas carreiras.

Mas como decidir quem pode assinar trabalhos de pesquisa acadêmica?

Algumas regras comuns de autoria Há muitas diretrizes projetadas por diferentes instituições para determinar as regras de autoria. Esses padrões sempre têm algo em comum: seu objetivo é evitar a má conduta acadêmica.

Vamos começar com a suposição de que a autoria deve ser discutida entre todos os co-pesquisadores. No entanto, na prática quem começou escrevendo o artigo coloca a ordem dos autores e co-autores sem discutir, o que pode levar a conflitos sérios.

Para garantir práticas éticas e evitar conflitos de interesse, muitas instituições estabelecem uma base mínima:

  1. A autoria pode ser reservada a todos aqueles que contribuem substancialmente para a pesquisa (concepção do conceito, coleta, análise ou processamento de dados, redação do artigo, etc.)

  2. Um pesquisador não pode ser excluído por causa de sua classificação: não é surpresa que muitos pesquisadores juniores sejam às vezes excluídos da autoria dos trabalhos de pesquisa, mesmo quando eles realmente contribuíram. Da mesma forma, a senioridade ou uma alta posição institucional podem não ser razão suficiente para atribuir autoria.

  3. Autores compartilham responsabilidades pelos resultados da pesquisa.

  4. Todos eles devem aprovar a versão final.

Como lidar com a ordem de autoria? Em alguns campos acadêmicos, os principais colaboradores assinam primeiro. No entanto, essa prática pode facilmente levar a conflitos. Portanto, muitas instituições recomendam listar os autores em ordem alfabética, para garantir que todos os que contribuíram sejam mencionados igualmente. Esta é uma prática comum em algumas áreas acadêmicas, como matemática ou economia.

Esta forma de listagem pode ser complementada por um uso correto de notas de rodapé, para mencionar diferentes tipos de contribuição. Usar notas de rodapé corretamente é considerado uma prática profissional.

Outra solução é adicionar agradecimentos, para mencionar todos os que não cumprem os requisitos de autoria, mas contribuíram para a pesquisa.

Evitando Problemas Como mencionado acima, a posição institucional nunca deve ser suficiente para atribuir autoria acadêmica. No entanto, muitas condutas incorretas estão relacionadas à problemas com a autoria acadêmica.

A autoria fantasma, que ocorre quando um pesquisador não é incluído como autor, é comum hoje em dia. Muitas publicações não dão crédito a pesquisadores iniciantes ou membros da equipe de investigação, que realmente contribuíram muito para a pesquisa. Essa prática também é usada para evitar nomear participantes relacionados a conflitos de interesse.

A autoria honorária também é comum. Nomear autores com altos cargos institucionais dá crédito à publicação, mas não dá crédito aos pesquisadores que trabalharam na publicação.

Às vezes, personalidades acadêmicas que não deram uma contribuição real são nomeadas apenas para dar reconhecimento ao trabalho. Essa prática, conhecida como autoria para convidado, pode prejudicar a reputação de um autor.

Outras vezes, os autores são incluídos sem sua permissão, tornando-se involuntariamente responsáveis ​​pela publicação.

Quais são as conseqüências de todos esses procedimentos incorretos? Como garantir práticas éticas? Instituições acadêmicas trabalham em todo o mundo para determinar as regras de autoria. Seu objetivo é claro: parar essas condutas impróprias para restaurar a dignidade das publicações acadêmicas.

5 visualizações
LINKS
CONTATE-NOS

flaviapz@assessoriaciencia.com

Tel: (11) 99657 4524

RAZÃO SOCIAL: FLÁVIA PINHEIRO ZANOTTO ME

CNPJ: 16.955.524/0001-76

Rua Barão de Campos Gerais, 162

CEP: 05684-000 | Real Parque

São Paulo | SP

SOCIAL

©2020 - Todos os direitos reservados. Escrever Ciência | Desenvolvido por Garden Digital