• Flavia P. Zanotto

Sugerir revisores para seu artigo? Prós e contras


A prática de sugerir revisores designados pelos autores é controversa. A revisão por pares é uma parte fundamental do processo de publicação acadêmica. Geralmente, especialistas qualificados revisam os artigos enviados para verificar sua qualidade e correspondência para os periódicos. E os editores dos periódicos revisados ​​por pares escolhem esses especialistas.

Porém, muitas vezes os periódicos exigem que os autores sugiram revisores durante o processo de submissão do manuscrito. Os revisores em potencial são especialistas independentes em seu campo de pesquisa. No entanto, essa prática pode, às vezes, causar controvérsias e colocar autores em um dilema ético.

Prós e contras de sugerir revisores Quando você sugere revisores para o seu trabalho, você deve permanecer imparcial. Como os estudiosos observaram, “uma escolha de revisor de pares sugerida pelo autor também pode levar os autores a procurar especialistas que possam ser mais receptivos ou simpáticos à mensagem ou aos resultados dos autores e, assim, favorecer o resultado desse artigo”.

Por que a revisão por pares sugerida pelo autor é tão controversa? Porque mesmo os autores mais honestos podem sugerir leitores que irão considerar seu trabalho favoravelmente. Na pior das hipóteses, pode abrir a porta para uma falsa revisão por pares. Além disso, o editor de um periódico revisado por pares não pode divulgar aos autores os revisores que ele escolheu. No entanto, os revisores ainda sabem que o autor os sugeriu. Isso pode influenciar na decisão do revisor.

A pesquisa apóia os problemas com a revisão. Lutz Bornmann e Hans-Dieter Daniel publicaram um artigo. Eles perguntaram: “Os revisores sugeridos pelos autores avaliam as submissões de maneira mais favorável do que aqueles sugeridos pelos editores?” Os resultados foram claros. Os revisores sugeridos pelos editores classificaram os manuscritos entre 30% e 42% menos favoravelmente do que os revisores sugeridos pelos autores, indicando que estes últimos fornecem revisões mais favoráveis.

Embora a revisão sugerida pelo autor tenha alguns problemas éticos, ela também apresenta algumas vantagens. Sugerir seus próprios revisores pode ajudar seu trabalho a receber uma boa revisão. Hoje, os campos de pesquisa são muito complexos. Cada campo tem inúmeros subcampos. Ninguém é especialista em cada subcampo. Assim, os autores podem saber melhor como escolher especialistas em seus subcampos.

Além disso, as revisões sugeridas pelos autores permitem que os editores se concentrem em outras tarefas no processo de publicação. Para algumas revistas, designar revisores significa um grande compromisso de tempo, que pode desviar recursos da revista, afetando a qualidade. Embora algumas pessoas discordem desse ponto, esse é um argumento em potencial para revisões sugeridas por autores.

Aí vem a idéia de usar algoritmos com inteligência artificial para a escolha de revisores de maneira mais diversificada e eficiente... Já discutimos isso anteriormente veja: www.assessoriaciencia.com/single-post/2018/02/08/E-a-Inteligência-Artificial-junto-com-a-revisão-por-pares-no-mundo-científico

56 visualizações
LINKS
CONTATE-NOS

flaviapz@assessoriaciencia.com

Tel: (11) 99657 4524

RAZÃO SOCIAL: FLÁVIA PINHEIRO ZANOTTO ME

CNPJ: 16.955.524/0001-76

Rua Barão de Campos Gerais, 162

CEP: 05684-000 | Real Parque

São Paulo | SP

SOCIAL

©2020 - Todos os direitos reservados. Escrever Ciência | Desenvolvido por Garden Digital