• Flavia P. Zanotto

Frases/palavras de transição para melhorar o seu texto científico


Um bom artigo é bem estruturado e fornece um fluxo coerente e claro de ideias. O autor deve mostrar como cada ideia se relaciona com as outras ideias que são discutidas antes e depois. Para alcançar essa coesão, é uma boa prática usar palavras de transição no início de algumas frases, a fim de vincular a próxima idéia à anterior.

Palavras de transição ajudam os leitores a entender por que uma nova ideia está sendo introduzida e qual o papel que ela desempenha no trabalho: se a nova ideia serve como um exemplo específico que ilustra a ideia anterior ou se constrói ou apresenta um ponto de vista oposto a algo que foi discutido anteriormente. Deu para entender?

Abaixo estão algumas palavras comuns usadas no início de uma frase. Ao selecionar uma palavra de transição, é importante considerar o contexto. Leia não apenas a frase que você gostaria de adicionar uma transição, mas também uma ou duas frases anteriores. Pense na relação entre as ideias anteriores e a nova.

* Aqui vou dar exemplos em inglês para que seja universal....

Apresentando Exemplos Para introduzir um exemplo, use uma das seguintes frases:

For example

For instance

Você pode escrever: “Alguns participantes do estudo não entenderam a tarefa. Por exemplo, um participante pressionou o botão Enter após cada estímulo ”.

Adicionando ou construindo na mesma temática

Para introduzir uma ideia ou informação que se baseia no mesmo tema da última frase ou grupo de frases, considere o uso de uma das seguintes transições: In addition

Moreover

Further

Furthermore

Por exemplo, para discutir o tema dos problemas na conclusão da tarefa de um estudo, você pode escrever: “Alguns participantes do estudo não entenderam a tarefa. Além disso, eles não tiveram tempo suficiente para ler as palavras na tela do computador ”.

Apresentando uma visão oposta Essas frases mostram que a nova frase fornece uma ideia diferente ou oposta do que a precede.

However

On the other hand

In contrast

On the contrary

Por exemplo, para descrever o comportamento contrastante que apareceu entre os participantes de um estudo, você pode escrever: “Alguns participantes do estudo não entenderam a tarefa. Em contraste, outros entendiam as instruções com facilidade ”.

Mostrando relacionamentos lógicos Várias palavras e frases de transição podem ser usadas para indicar que uma ideia ou evento é resultado de, ou uma consequência de, outra coisa. Uma lista é fornecida abaixo.

Thus

Therefore

Consequently

As a result

Resumir No final de um parágrafo, seção ou artigo, você pode resumir o que você discutiu. As frases a seguir podem ser usadas para fornecer aos leitores uma pista de que você está se movendo da discussão para uma sinopse.

In conclusion In summary

Evitando "E" e "Mas" no início da sentença É gramaticalmente correto “e” ou "mas”no início de uma frase. No entanto, isso dá ao trabalho um tom informal ou casual de conversação. Em artigos acadêmicos, é melhor usar escolhas mais formais. Procure exemplos de “e” no início de uma frase e substitua-as por outras transições, como “além disso”, "ademais". Da mesma forma, substitua “mas” no início de uma frase: "no entanto" ou "ainda". (Note que “e” e “mas” são inteiramente apropriados para unir cláusulas dentro da mesma sentença; esta recomendação é para evitar usá-las no início de uma sentença).

Notas Adicionais As listas acima fornecem apenas algumas das frases/palavras de transição mais comuns utilizadas pelos autores em artigos acadêmicos. Finalmente, lembre-se de que não é necessário uma palavra de transição no início de cada sentença. Os leitores também traçam pistas sobre como as idéias são conectadas umas às outras com base em sua posição no parágrafo. Começar cada frase com uma palavra de transição pode distrair os leitores do conteúdo geral. Portanto, use-as onde é lógico.

61 visualizações
LINKS
CONTATE-NOS

flaviapz@assessoriaciencia.com

Tel: (11) 99657 4524

RAZÃO SOCIAL: FLÁVIA PINHEIRO ZANOTTO ME

CNPJ: 16.955.524/0001-76

Rua Barão de Campos Gerais, 162

CEP: 05684-000 | Real Parque

São Paulo | SP

SOCIAL

©2020 - Todos os direitos reservados. Escrever Ciência | Desenvolvido por Garden Digital