• Flavia P. Zanotto

Escreva seu artigo na voz ativa com mais frequência, vale tentar!

Esse assunto sobre escrever um artigo na voz ativa ou passiva sempre é recorrente em meu trabalho de gerenciar conteúdo científico, pois as pessoas ainda usam muito a voz passiva e a leitura do artigo fica truncada, dá para se perceber isso claramente. E passar para a voz ativa, o que está na passiva, muitas vezes dá muito trabalho... Vejo isso muito na redação científica.

Vamos para umas dicas:

Uma sentença é considerada na voz passiva quando o sujeito de uma sentença passa a ser o objeto que está sendo avaliado. Voz ativa, por outro lado, é onde o sujeito é aquele que faz a ação. No século XX, a voz passiva era uma característica dominante da escrita científica; no entanto, houve uma mudança perceptível nos últimos anos. A maioria dos guias de escrita (como o APA [6ª edição, seção 3.18]), direciona para a voz ativa para clareza e concisão. De acordo com os estudiosos, a opinião geral é que a voz passiva torna a escrita plana e insinua evasão de responsabilidade na escrita, não apenas na escrita científica.

De fato, alguns estudiosos demonstraram que a voz ativa era a forma preferida até o início do século XX, quando a tendência à objetividade tornou-se favorecida. No entanto, na arte de escrever, as visões polarizadas freqüentemente se tornam irrelevantes e um equilíbrio deve ser alcançado usando as duas vozes contextualmente, principalmente na escrita científica.

A APA recomenda que tempos verbais e vozes sejam usados ​​com cuidado. Tente não relutar em utilizar a voz ativa - particularmente na seção da Discussão, onde é imperativo expressar que você está apoiando idéias e fazendo avaliações específicas. Na seção de Métodos, é satisfatório quebrar o uso de inúmeras sentenças de voz passivas com o uso da voz ativa também. Mas a passiva aqui funciona melhor de maneira geral.

Afinal de contas, nós pesquisadores somos responsáveis ​​por projetar experimentos... escrever frases estranhas para evitar admitir sua responsabilidade e sua presença é uma maneira estranha de ser objetivo e racional, não acham?

Espero que tenha ajudado!

55 visualizações
LINKS
CONTATE-NOS

flaviapz@assessoriaciencia.com

Tel: (11) 99657 4524

RAZÃO SOCIAL: FLÁVIA PINHEIRO ZANOTTO ME

CNPJ: 16.955.524/0001-76

Rua Barão de Campos Gerais, 162

CEP: 05684-000 | Real Parque

São Paulo | SP

SOCIAL

©2020 - Todos os direitos reservados. Escrever Ciência | Desenvolvido por Garden Digital