• Flavia P. Zanotto

Tese deve ser publicada após anos de esforço. Veja como...


Embora ambos contenham seções semelhantes, você não pode simplesmente transformar sua tese em um artigo científico. É importante entender que um artigo é muito mais curto e focado do que a tese. No entanto, transformar sua tese em um artigo científico não é uma simples questão de copiar e colar. Você precisará usar os dados em sua tese como ponto de partida para escrever o seu artigo.

Quais são as diferenças entre uma tese e um artigo científico? Aqui para teses tradicionais que não seguem capítulos que se tornarão artigos, pois algumas pessoas já publicam antes de defender ou a universidade exige isso para a defesa.

1. O Resumo de um artigo geralmente é menor do que o de uma tese. E focado no que vai ser relatado. 2. A Introdução em uma tese é usada para mostrar que você está familiarizado com a literatura na sua área. Longa... Em um artigo, a introdução é muito mais curta, pois presume-se que seu público-alvo já esteja familiarizado com o background e conceitos necessários para entender o seu trabalho. A introdução do seu artigo, portanto, se concentrará mais em preparar o cenário para a apresentação dos resultados de sua pesquisa.

3. A seção de Métodos de um artigo é muito menos detalhada do que a da tese. Metodologia já reconhecida na literatura não precisa ser explicada, apenas referenciada no artigo. Na tese, mais detalhes aparecem para que você possa mostrar que entendeu o que fez para a banca, até chegar aos seus resultados. 4. A seção de Resultados em uma tese incluirá todas as suas descobertas. Em um artigo, isso seria muito detalhe. Os dados nesta seção devem mostrar apenas o que você precisa para apoiar o seu problema de pesquisa ou sua hipótese. 5. A Discussão em seu artigo será muito mais focada do que em sua tese. Lembrar que no primeiro parágrafo da discussão você resume os seus achados principais e depois vai discorrendo sobre cada um, e comparando com a literatura.

Espaço é valioso em revistas científicas... diferente de sua tese.

Escrevendo o artigo

É um requisito acadêmico que você publique seus dados em benefício da comunidade científica. A estrutura do artigo para uma publicação é diferente da estrutura de uma tese. Publicar sua tese/dissertação em uma revista vai exigir mais tempo, mas também você mostra seu trabalho, que foi um esforço de anos e anos!

11 visualizações
LINKS
CONTATE-NOS

flaviapz@assessoriaciencia.com

Tel: (11) 99657 4524

RAZÃO SOCIAL: FLÁVIA PINHEIRO ZANOTTO ME

CNPJ: 16.955.524/0001-76

Rua Barão de Campos Gerais, 162

CEP: 05684-000 | Real Parque

São Paulo | SP

SOCIAL

©2020 - Todos os direitos reservados. Escrever Ciência | Desenvolvido por Garden Digital