• Flavia P. Zanotto

Excelentes dicas para saber QUANDO seu artigo está pronto para submissão


Você tem trabalhado no artigo já há um certo tempo. Você está feliz e fez pesquisas suficientes, leu seu rascunho e fez alterações no texto. Você se pergunta: "Meu artigo está pronto para ser enviado a um periódico?"

Se você enviar muito cedo, o editor pode rejeitar o artigo porque o argumento está pouco desenvolvido ou o texto é confuso. Por outro lado, você pode nunca enviar se estiver revisando o rascunho continuamente. Eventualmente, você tem que parar e enviar, ou o artigo e seu conteúdo excitante permanecerão no seu disco rígido para sempre. Você tem que lembrar que enviar seu artigo é uma situação ganha-ganha. Se o editor aceitar seu artigo, todos poderão finalmente ler sua pesquisa. Mesmo que seu artigo seja rejeitado, você poderá receber comentários que lhe darão um feedback valioso para melhorar seu artigo, aumentando suas chances de que seja aceito no próximo periódico.

Então, você chegou a esse ponto em que o artigo está pronto para ser enviado? Não há uma resposta simples, mas se você for o único a fazer a pergunta, poderá sentir que o artigo está quase pronto, por isso tenho três recomendações antes de clicar no botão de envio.

Primeiro, peça o feedback dos outros em seu campo Ficamos tão envolvidos no processo de escrita e pesquisa que pode ser difícil avaliar objetivamente nosso próprio trabalho. Você pode melhorar seu trabalho com o feedback de alguém com experiência na publicação de artigos acadêmicos, como seu supervisor de dissertação ou um colega sênior. Qualquer pessoa com experiência em avaliar criticamente o trabalho acadêmico em seu campo pode ajudar, dando-lhe uma opinião independente sobre o seu artigo e como ele se compara ao que está na literatura.

Como alternativa, você poderia fazer uma apresentação com base em seu artigo em uma conferência, em sua universidade ou até mesmo em uma apresentação informal para alguns colegas. As pessoas que comparecerem à sua apresentação podem mencionar novos estudos que você possa fazer referência ou fazer perguntas que esclareçam seu argumento. Reserve um tempo para considerar todos os comentários recebidos, mesmo que você não concorde com tudo. Lembre-se de que as pessoas que lhe dão feedback são potenciais leitores do seu artigo final.

Em segundo lugar, faça uma pausa Passe uma semana ou duas trabalhando em um novo projeto, acompanhando outras tarefas ou tirando férias. Faça o que fizer, não olhe para o artigo. Após o intervalo, você ficará menos familiarizado com o texto e poderá detectar coisas que você não notou antes. Talvez haja um erro tipográfico ou talvez algumas seções precisem de reestruturação.

Embora eu recomende fazer uma pausa, você pode não ter tempo para isso. Uma idéia é que você ainda pode ter uma visão nova lendo seu artigo de tráz pra frente. Começe com o último parágrafo e, em seguida, leia todos os outros parágrafos na ordem inversa. Quando lemos e escrevemos, geralmente começamos do início e seguimos o nosso caminho, então você pode ter dado mais atenção ao início do seu artigo do que ao final. Ler em sentido inverso pode ajudá-lo a ver seu trabalho de uma nova maneira.

Por fim, revise seu artigo uma última vez, verificando erros ortográficos e gramaticais e verifique se está formatado corretamente de acordo com as especificações do periódico de destino.

Tome um grande fôlego e submeta Você provavelmente sentirá que ainda pode melhorar o artigo, mas precisa deixá-lo ir...

14 visualizações
LINKS
CONTATE-NOS

flaviapz@assessoriaciencia.com

Tel: (11) 99657 4524

RAZÃO SOCIAL: FLÁVIA PINHEIRO ZANOTTO ME

CNPJ: 16.955.524/0001-76

Rua Barão de Campos Gerais, 162

CEP: 05684-000 | Real Parque

São Paulo | SP

SOCIAL

©2020 - Todos os direitos reservados. Escrever Ciência | Desenvolvido por Garden Digital