• Flavia Pinheiro Zanotto

Falando de publicação com acesso aberto e suas vantagens


A publicação com acesso aberto (Open Access - OA) não apenas ajudou a aumentar a visibilidade e o impacto da pesquisa, mas também facilitou a disseminação mais rápida do conhecimento para toda a comunidade acadêmica. De acordo com o relatório STM de 2015, há mais de 28.000 periódicos em inglês "peer-reviewed" e mais de 6.400 periódicos fora da língua inglesa também "peer-reviewed". Além disso, o número de periódicos de acesso aberto aumentou significativamente no Diretório de Revistas de Acesso Aberto ( DOAJ).

Com esse aumento, tornou-se importante comparar vários fatores e métricas para avaliar a qualidade da revista de acesso aberto com base na sua reputação e influência. Além de se referirem ao Fator de Impacto mais utilizado, os pesquisadores também podem checar o SCImago Journal Rank ou SJR para escolher um periódico com acesso aberto apropriado em sua área de pesquisa.

Aqui, compartilho a lista dos periódicos de acesso aberto mais populares em 2 campos, com base no SJR. Desenvolvido pelo SCImago usando o algoritmo Google PageRank ™, o SJR recupera informações para vários indicadores do banco de dados Scopus. Ele fornece um ambiente baseado na Web de "acesso aberto" para visualizar a classificação/desempenho de periódicos e países em vários domínios científicos.

Mas olhem na área de vocês via o link:

scimagojr.com/journalrank.php?openaccess=true

Bioquimica & Biomol: Genome Biology, Molecular Systems Biology, Cell Reports e Nature Communicatios.

Química: Redox Biology, Structural Dynamics, Journal of Cheminformatics and Nature Communications

Aproveitem!

15 visualizações
LINKS
CONTATE-NOS

flaviapz@assessoriaciencia.com

Tel: (11) 99657 4524

RAZÃO SOCIAL: FLÁVIA PINHEIRO ZANOTTO ME

CNPJ: 16.955.524/0001-76

Rua Barão de Campos Gerais, 162

CEP: 05684-000 | Real Parque

São Paulo | SP

SOCIAL

©2020 - Todos os direitos reservados. Escrever Ciência | Desenvolvido por Garden Digital