• Flavia P. Zanotto

Quem deve ser autor em um artigo ou somente um colaborador?

O QUE SÃO OS "FALSOS AUTORES" EM UM ARTIGO ?

No contexto deste blog, qualquer pessoa que não tenha contribuído "substancialmente" para um estudo é considerada um autor falso - no entanto, a definição de "contribuição substancial" é muito vaga. Muitos pesquisadores argumentam que há uma grande diferença entre autores que foram incluídos na lista de autores porque são simplesmente mais elevados hierarquicamente (chefe de departamento, diretor, reitor, etc.) e colegas/colaboradores que fornecem suporte direto, como amostras de pacientes ou acesso a uma tecnologia de alta classe. O chefe de departamento ou diretor pode argumentar que ele / ela fornece a infra-estrutura que torna a pesquisa possível.

Desse modo, existem vários tipos de "falsos autores":

1. Pessoas que não contribuíram em nada (por exemplo, amigos ou parceiros que fazem "troca troca" com o autor principal: você põe meu nome e eu ponho o seu também) - são sem dúvida falsos autores.

2. Pessoas mais altas na hierarquia que fornecem infra-estrutura em geral - aqui começa o debate, algumas pessoas concordam que essa contribuição é insuficiente, mas em vários países ainda é uma prática comum.

3. Pessoas que fornecem informações técnicas concretas (amostras de pacientes, modelos animais, tecnologias, etc.) - debate muito difícil, muitas pessoas considerariam tal contribuição digno de co-autoria, embora não esteja em conformidade com as recomendações de autoria do ICMJE, onde apareceriam somente nos agradecimentos...

30 visualizações
LINKS
CONTATE-NOS

flaviapz@assessoriaciencia.com

Tel: (11) 99657 4524

RAZÃO SOCIAL: FLÁVIA PINHEIRO ZANOTTO ME

CNPJ: 16.955.524/0001-76

Rua Barão de Campos Gerais, 162

CEP: 05684-000 | Real Parque

São Paulo | SP

SOCIAL

©2020 - Todos os direitos reservados. Escrever Ciência | Desenvolvido por Garden Digital