• Flavia P. Zanotto

Quem deve ser autor do artigo ou apenas aparecer nos agradecimentos?

A publicação em periódicos acadêmicos continua a ser a principal maneira de comunicar resultados científicos ao público e à comunidade de pesquisa. A autoria de um manuscrito é representativa da contribuição do pesquisador e da avaliação do mérito como cientista. No entanto, ainda há muita confusão quando se trata de atribuir autoria a um artigo publicado.

O Comitê Internacional de Editores de Revista Médica (ICMJE) recomenda que a autoria em um manuscrito científico seja baseada nos seguintes critérios:

1. Contribuições substanciais para a concepção ou design do trabalho, e/ou a aquisição, análise ou interpretação dos dados para o trabalho 2. Redação do trabalho ou revisão crítica do conteúdo intelectual do trabalho 3. Aprovação da versão final (com leitura crítica) 4. Acordo e responsabilidade por todos os aspectos do trabalho para garantir a precisão e integridade deste O ICMJE recomenda que os indivíduos que contribuíram para o trabalho, mas que não atendam aos quatro critérios acima, sejam reconhecidos como apoiadores/contribuidores e colocados no ACKNOWLEDGMENTS. Os pesquisadores precisam entender as diferenças entre estes e os co-autores para atribuir os créditos de maneira sensata.

Por isso várias revistas científicas hoje pedem para listar a contribuição de cada autor do artigo a publicar.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo