• Flavia P. Zanotto

Já Conhece a Má Conduta Científica?

Um comportamento que seria considerado má conduta científica pode ocorrer em todas as fases de um trabalho de pesquisa. Você pode encontrar diferentes tipos de má conduta científica, desde a origem do próprio estudo de pesquisa até a publicação dos resultados.

Abaixo estão as transgressões que os revisores e editores de periódicos condenam, incorporando conteúdo tanto da Associação Mundial de Editores Médicos (WAME) quanto do Escritório de Integridade em Pesquisa dos EUA:

1. Desvio de Idéias - utilizando a propriedade intelectual de outros, por revisar o artigo ou manuscrito de outra pessoa, ou por ler um projeto de pesquisa e prosseguir com a idéia do outro como sua. ACONTECE MUITO QUANDO SUBMETEMOS UM ARTIGO QUE TEM UMA EXCELENTE IDÉIA E OS REVISORES SEGURAM A PUBLICAÇÃO PROPOSITALMENTE.

2. Plágio - utilizar palavras de outra pessoa, trabalhos publicados, projetos de pesquisa ou resultados sem dar crédito apropriado por meio de citação completa.

3. Auto-plágio - reciclagem ou reutilização de seu próprio trabalho ou partes dele.

4. Autoria Inapropriada - reivindicação de autoria não merecida em seu próprio nome, excluindo contribuintes da co-autoria, incluindo não contribuintes como autores, ou apresentação de artigos de vários autores para revistas sem o consenso de todos os autores nomeados.

5. Não-cumprimento de Requisitos Legislativos e Regulamentares - violações deliberadas de regras relativas ao uso seguro de produtos químicos, cuidados com seres humanos e animais, uso inadequado de drogas ou equipamentos de investigação e utilização inadequada de fundos de investigação.

6. Violação de Práticas de Pesquisa - pode incluir a manipulação de experimentos para gerar resultados “planejados”, práticas estatísticas ou analíticas enganosas para gerar resultados específicos ou relatórios inadequados com resultados enganosos.

7. Falsificação de Dados – ao invés de manipular os experimentos ou os dados para gerar resultados, essa transgressão simplesmente fabrica os dados inteiramente.

8. Falha em Apoiar a Validação de sua Pesquisa - ao se recusar a fornecer conjuntos de dados completos ou materiais de pesquisa necessários, para facilitar a validação de seus resultados através de um estudo de replicação.

9. Comportamento Inapropriado em Relação a Suspeita de Má Conduta - falha em cooperar com quaisquer alegações de má conduta feitas contra você, falha em denunciar suspeitos de má conduta, destruição de qualquer evidência relacionada a alegação de má conduta, retaliação contra qualquer pessoa envolvida em uma alegação de má conduta.

É tudo uma Questão de Integridade

Obviamente, a falsificação de dados é uma transgressão muito maior do que a exclusão de um co-autor elegível. No entanto, uma vez que muitos dos casos de má conduta listados acima podem levar a penas severas, todos os esforços devem ser feitos para distinguir entre erro humano honesto e intenção deliberada de fraude.

86 visualizações
LINKS
CONTATE-NOS

flaviapz@assessoriaciencia.com

Tel: (11) 99657 4524

RAZÃO SOCIAL: FLÁVIA PINHEIRO ZANOTTO ME

CNPJ: 16.955.524/0001-76

Rua Barão de Campos Gerais, 162

CEP: 05684-000 | Real Parque

São Paulo | SP

SOCIAL

©2020 - Todos os direitos reservados. Escrever Ciência | Desenvolvido por Garden Digital